ESTUDANTES CONHECEM ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO CVT-ESPACIAL
Publicado em: Brasília, 4 de dezembro de 2017

Uma aula inaugural no dia 24 de novembro lançou as diretrizes para os trabalhos educacionais a serem desenvolvidos, no próximo ano, no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial) em Parnamirim (RN). A atividade teve a participação de professores da Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim e estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que atuarão como monitores no CVT-Espacial.

Antes, no dia 23 de novembro, os professores participaram de uma palestra de conscientização, a qual abordou o planejamento e execução de atividades espaciais no Brasil, ministrada pelo coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da AEB Rodrigo Leonardi. Uma outra palestra, proferida pelo coordenador da Unidade Regional da AEB em Natal, Marco Antônio de Rezende, mostrou a importância do Programa Espacial Brasileiro.

Os professores também conheceram os dez ambientes do CVT-Espacial, como laboratórios para atividades de propulsão, satélite, integração e teste, auditório, espaço Marte e Lua, sala de capacitação, refeitório e vestiários, além de espaço aberto para lançamentos de foguetes e outras atividades. O encontro teve como finalidade apresentar aos futuros cientistas os espaços do centro e simular atividades que no próximo ano serão executadas no CVT e irão contribuir com o aprendizado de ciência e tecnologia.

Aula inaugural

Na aula inaugural, os professores do IFRN, José Soares Batista Lopes e João Maria Araújo do Nascimento abordaram temas científicos, como propulsão, noções sobre satélite e foguetes. Segundo a estudante do Instituto, Juliana Soares dos Anjos no CVT ela vai aprender a manusear telescópio e o planetário móvel. Todas as atividades facilitarão o aprendizado em diversos assuntos relacionados à temática espacial.

As atividades práticas foram desenvolvidas nos laboratórios do CVT, e incluíram construção e testes em CanSats, pequenos satélites científicos com dimensões similares à uma lata de refrigerante. Os estudantes também tiveram a oportunidade, no fim da aula inaugural, de acompanhar o lançamento de um CanSat, realizado com o uso de um drone.

CVT – Espacial

Inaugurado no dia 13 de novembro, o CVT-Espacial é uma iniciativa da AEB inserida no Programa de Apoio à Implantação e Modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolvido em parceria com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Com a instalação do CVT-Espacial, os estudantes da região poderão desenvolver diversas atividades educacionais, como competições de espaçomodelismo, foguetemodelismo e, principalmente, cursos de capacitação e oficinas temáticas espaciais, utilizando os modelos do Programa AEB Escola, mas de forma continuada. Inicialmente o Centro vai atender alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Parnamirim, mas no futuro as atividades serão estendidas a outros níveis de ensino.

 

IMG_3545

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_3557

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social – CCS