ESTUDANTE PREMIADO EM CONCURSO VISITA SEDE DA AEB
Publicado em: Brasília, 5 de novembro de 2009

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Ganem, recebeu, na manhã desta quinta-feira (5), Gabriel de Andrade, de oito anos, vencedor do concurso “ A ciência do Brasil nas asas da arte”. O concurso foi promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o caderno Super do Jornal Correio Braziliense, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, entre os dias 19 e 25 de outubro.

Gabriel desenha foguetes, astronautas e planetas desde os seis anos. “Sempre me interessei por essa área”, contou. Além dos desenhos, ele constrói foguetes e satélites utilizando sucata e material reciclável. Os pais sempre o incentivaram adquirindo livros sobre o assunto. “Meu filho é muito bom aluno. Suas matérias preferidas são ciências e história”, orgulha-se a mãe, Regina Andrade.

Na visita, ao chegar à sede da AEB, Gabriel viu as maquetes dos foguetes e satélites brasileiros e ficou atento às explicações do presidente. Tirou fotos junto à réplica da roupa usada pelo astronauta brasileiro, Marcos Pontes, no espaço e, no gabinete de Carlos Ganem, sentado na cadeira, disse: “é macia”. Ele também fez perguntas e sugestões ao Programa Espacial. Ao final, mostrou ao presidente um foguete que desenhou. “Tem capacidade de abortar para que não haja acidentes”, explicou.

Carlos Ganem ficou encantado com a desenvoltura do estudante do 3º ano do ensino fundamental. “Gabriel tem atitudes muito acima da idade. Apresenta comportamento científico – busca e dá explicações – e tem opiniões formadas”, comentou.

Ao final, o estudante ganhou de presente um kit do programa AEB Escola, além de um autógrafo de Marcos Pontes e patches da roupa do astronauta brasileiro.