ESTUDANTE DE NATAL (RN) GANHA CONCURSO COM O TELESCÓPIO SOAR
Publicado em: Brasília, 29 de novembro de 2013

Brasília 29 de Novembro de 2013 – O estudante Danilo Oliveira Imparato, do 3º ano do ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte venceu o concurso de astronomia Imagem de seu Objeto Astronômico Favorito com o Telescópio Soar.

O resultado foi anunciado nesta semana pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) e pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Imparato escolheu a galáxia NGC 1232 para seu trabalho. “Podemos observar toda a extensão a interação dela com outra galáxia, percebendo claramente os aglomerados de estrelas, poeira e gases”, explica. Outro aspecto da NGC 1232 apontado por ele é o fato dela ser “um objeto que ainda não foi extensivamente estudado”. O estudante venceu por ter apresentado uma redação com informações científicas relevantes.

Podiam participar do concurso estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio. Para concorrer eles deveriam escolher um objeto interessante para ser fotografado digitalmente pelo Telescópio Soar e justificar a escolha com base no interesse científico e no apelo visual do objeto.

Imparato recebeu como prêmio a oportunidade de observar o objeto astronômico escolhido com o telescópio Soar. As imagens serão colhidas remotamente e devem ser feitas entre fevereiro e maio de 2014. Já a escola do estudante recebe um quadro com a imagem impressa da galáxia e a visita de um astrônomo do LNA, que fará palestra sobre a NGC 1232.

Foram aceitas 195 propostas, envolvendo 273 estudantes. O julgamento foi feito por uma comissão formada por astrônomos profissionais do LNA, da organização da OBA e por representantes da comunidade astronômica nacional.

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB) com informações do LNA