ESTRANGEIROS TÊM OPORTUNIDADES DE PESQUISAR ASTRONOMIA NO BRASIL
Publicado em: Brasília, 11 de junho de 2014

Brasília, 11 de junho de 2014 – Astronomia é uma das áreas de conhecimento para as quais o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponibiliza bolsas de pós-graduação para estudantes e pesquisadores estrangeiros interessados em estudar no Brasil.

Estão disponíveis para jovens pesquisadores de países em desenvolvimento 30 bolsas de doutorado sanduíche, 20 de doutorado pleno e dez bolsas de pós-doutorado. As outras áreas contempladas são ciências agrárias, ciências biológicas, medicina e ciências da saúde, química, engenharias, matemática e probabilidade e estatística, ciência da computação, física, geociências e oceanografia.

A inscrição vai até 28 de julho. A Chamada 9/2014 é uma parceria com a Academia Mundial de Ciências para Países em Desenvolvimento (Twas, na sigla em inglês).

Moçambique – O CNPq também lançou edital que permite o acesso de estudantes moçambicanos ao mestrado no Brasil, este em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique. A inscrição segue até 4 de agosto e o proponente deve ter completado o curso de graduação.

Os candidatos devem pleitear vaga em programa de mestrado avaliado com conceito 4 a 7, segundo a classificação estabelecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa de pós-graduação CNPq/MCT-Mz é uma cooperação educacional que busca incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas relevantes e de interesse do governo de Moçambique, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país e a ampliação de sua interação bilateral com o Brasil.

Fonte: Ascom do CNPq