Notícias

Especialista apresenta processo de implantação da gestão de riscos na Embraer

Publicado em: 01/10/2019 10h01 Última modificação: 01/10/2019 15h41

As experiências e o processo de implantação metodológica da gestão de riscos na Embraer foram os temas abordados na palestra realizada na última sexta-feira (27.09), pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Participaram do evento representantes de instituições federais, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e servidores da Agência Espacial, todos interessados no assunto.

Ministrada pelo especialista da Embraer, Wantuir Felippe Silva Júnior, a palestra faz parte das iniciativas previstas no acordo de cooperação técnica assinado entre a AEB e o Project Management Institute (PMI), do Distrito Federal. O acordo tem o objetivo de desenvolver a cultura de gestão e gerenciamento de projetos nas áreas de satélites, veículos lançadores e segmentos de solo do Programa Espacial Brasileiro.

O presidente da AEB, Carlos Moura, deu boas-vindas ao palestrante e destacou o papel e desafio da Agência em trabalhar para desenvolver o Programa Espacial Brasileiro. “A área espacial possui diversas aplicações, por ser vasta, precisamos saber explorar essa magnitude. Espero que as informações de hoje enriqueçam os nossos processos e possamos descobrir melhores formas de trazer esses ensinamentos para a nossa realidade” ressaltou.

Segundo o diretor de Satélites, Aplicações de Desenvolvimento da AEB, Paulo Braga Barros, a Agência está em fase de restruturação e, com isso, estamos criando o setor de projetos, para que todos os projetos se centralizem na mesma diretoria. “A intenção dessa iniciativa é ampliar a sinergia de todos os projetos da AEB, melhorá-los e acompanhá-los, buscando maior efetividade e controle”, destacou.

Wantuir Felippe fez uma breve explanação sobre as etapas relevantes do processo de implantação da gestão de riscos na Embraer, apresentou o processo clássico e destacou a necessidade de prestar atenção em duas etapas, a identificação de fonte de risco e visão de contexto de projeto, ou seja, é importante estar atento e entender onde nasce o risco do projeto.

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável em formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

Palestra Obesidade E Anorexia

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo