Protocolos GLOBE. Imagem: GLOBE-Nasa

Protocolos GLOBE. Imagem: GLOBE-Nasa

Os protocolos GLOBE permitem a padronização das atividades realizadas por professores e estudantes em todo o mundo garantindo a qualidade dos dados obtidos, de maneira que esses possam ser usados em apoio à pesquisa científica desenvolvida por estudantes e cientistas. Os protocolos foram desenvolvidos por cientistas e educadores do programa GLOBE, testados em salas de aula e executados por estudantes em todo o mundo. Eles permitem que os estudantes, com a orientação de seus professores, desenvolvam uma vasta gama de habilidades, incluindo o pensamento crítico, metodologias de investigação científica, análise de dados e a aprendizagem de forma independente. O programa GLOBE é flexivo ao currículo escolar e permite a investigação de 5 áreas de estudos: atmosfera (clima), hidrologia, solos, cobertura do solo (vegetação) e fenologia (estudo dos ciclos de vida animal e vegetal).

No site www.GLOBE.gov estão disponíveis para download mais de 100 protocolos, além de instruções, livros educacionais, apresentações, e demais materiais do programa em inglês. Para facilitar o acesso a esse conteúdo, foi iniciado o processo de tradução e adaptação desse material ao público brasileiro. No momento, disponibilizamos os materiais referentes aos protocolos trabalhados nos Workshops GLOBE-Brasil, alguns traduzidos e outros em inglês (em processo de tradução).

 

Introdução ao GLOBE

São disponibilizados materiais que trazem informações e orientações gerais sobre o programa GLOBE como o Guia do Professor, Kit de Instrumentos e a Introdução ao GLOBE.

  • Guia do professor GLOBE (PDF em português);
    Visão geral sobre o programa GLOBE, informações sobre o desenvolvimento cientifico e educacional do programa.
  • Kit de instrumentos GLOBE (PDF em português);
    Especificações dos instrumentos necessários para coleta de dados dos protocolos de investigação Atmosfera e Hidrosfera.
  • Introdução ao GLOBE (PDF em português);
    Apresentação com informações gerais sobre o programa GLOBE.

 

Atmosfera

Pôr do Sol. Imagem Nasa.

Pôr do Sol. Imagem Nasa.

A atmosfera terrestre é a camada de gás que envolve o nosso planeta. Devido suas propriedades fluidas, a atmosfera está em constante mudanças, de acordo com a sua localização e ao longo do tempo. As condições atmosféricas trazem importantes impactos sobre os seres vivos, influenciando os tipos de plantas e animais que vivem em uma determinada área, bem como a formação do solo. As medições atmosféricas realizadas por estudantes no programa GLOBE são importantes para os cientistas que estudam clima, cobertura de terra, fenologia, ecologia, biologia, hidrologia e solo.

São apresentados nessa seção os Protocolos de estudos atmosféricos, Folhas de Coleta de Dados, Guias de Campo, Apresentações e outros materiais de apoio ao professor para realização das atividades GLOBE de coleta de dados atmosféricos. Os materiais estão separados por tema dos Protocolos e alguns estão em português ou em processo de tradução. Em breve estarão todos traduzidos e adaptados para a realidade brasileira.

Introdução a Atmosfera

Nuvens

Temperatura do Ar

Temperatura de Superfície

Umidade Relativa

Pressão Barométrica

Precipitação

 

Hidrosfera

Medida de Temperatura da água. Imagem: AEB.

Medida de Temperatura da água. Imagem: AEB.

A hidrosfera é a parte do sistema Terra formado pelas águas que se encontram em toda a superfície ou subsolo do nosso planeta. A água da hidrosfera pode ser encontrada nos oceanos, mares, rios, lagos, polos norte e sul (forma de gelo), aquíferos, lençóis freáticos, etc. A água participa em muitas reações químicas naturais importantes e é um bom solvente. Qualquer alteração do sistema terrestre, como a quantidade ou o tipo de vegetação em uma região ou da cobertura natural de terra para uma cobertura impermeável, pode afetar o resto do sistema. Programas atuais de controle e medição de dados sobre a água em muitos locais do mundo cobrem apenas alguns corpos de água em alguns períodos do ano. Os alunos participantes do GLOBE fornecem dados valiosos para ajudar a preencher essas lacunas e melhorar nossa compreensão das águas naturais da Terra.

Nessa seção, são apresentados os Protocolos de estudos sobre a hidrosfera, Folhas de Coleta de Dados, Guias de Campo, Apresentações e outros materiais de apoio ao professor para realização das atividades GLOBE de coleta de dados hidrosféricos. Os materiais estão separados por tema dos protocolos e alguns estão em português ou em processo de tradução. Em breve estarão todos traduzidos e adaptados para a realidade brasileira.

Introdução a Hidrosfera

Temperatura da Água

Transparência da Água

pH

Alcalinidade

Macroinvertebrados

Larva de Mosquitos

  • Protocolo de Larva de Mosquitos (PDF em português)
  • Guia de Campo – Larva de Mosquitos (PDF em português)
  • Guia de Identificação – Larva de Mosquitos (PDF em português)
  • Apresentação – Larva de Mosquitos (PDF em português)