Visualização de Dados GLOBE

O GLOBE disponibiliza a toda comunidade os dados obtidos pelo programa  desde 1995, através do Sistema de Visualização GLOBE. O sistema permite selecionar localidade, protocolo e período em que foram realizadas as coletas de dados.

Para acessar os dados GLOBE utilizando o Sistema de Visualização, primeiro selecione no canto superior esquerdo a modalidade de ver medições ou contagens de dados (Measurements ou Data Counts). Em seguida, selecione uma data de medições ou um intervalo de datas de contagens de dados usando o seletor de datas abaixo do tipo de visualização.

Dados GLOBE
Imagem do Sistema de Visualização de Dados do Programa GLOBE

Depois, selecione o tipo de dado que deseja visualizar adicionando-o com “add” em “Data Layer”. Todos as localidades que possuem esse tipo de dado no período selecionado serão exibidas. Clique no ícone de um local no mapa para exibir dados e informações sobre o local selecionado.

Dados GLOBE 2
Imagem do Sistema de Visualização de Dados do Programa GLOBE

Para refinar ainda mais a pesquisa do site, selecione o menu Filtros localizado na barra de menus “Layer/ Filter” para filtrar os dados por escola, local, cidade, intervalo de dados (para contagens de dados) e muito mais.

Inserção de Dados GLOBE

Para inserir dados na plataforma GLOBE, o professor precisa ser capacitado no protocolo especifico de coleta de dados que deseja inserir. Após capacitado, será habilitado em seu login duas modalidades:

  • A Data Entry – permite à inserção de dados ambientais – recolhidos em locais definidos, de acordo com o protocolo, e utilizando instrumentos aprovados – na base oficial de dados científicos GLOBE.
  • A Training Data Entry – permite praticar a entrada de dados, seja durante workshop ou mesmo em exercício de treinamento, que não se destinam à inserção na base oficial de dados científicos do GLOBE.

Outra possibilidade para inserir dados na plataforma GLOBE é por meio de um aplicativo para dispositivos móveis. O aplicativo permite que os usuários insiram dados de qualquer protocolo GLOBE diretamente de um dispositivo iOS ou Android. Para baixar o aplicativo para iOS ou Android.

Para os  demais cidadãos que queiram contribuir com o programa GLOBE há a possibilidade de inserir dados por meio do aplicativo GLOBE Observer que permite fotografar nuvens e registrar as observações do céu e compará-las com imagens de satélite da NASA.

Aplicativo GLOBE Observer
Aplicativo GLOBE Observer. Imagem: GLOBE-Nasa