EMPRESAS BRASILEIRAS EXIBEM VANTS NA LAAD 2011
Publicado em: Brasília, 13 de abril de 2011

Vários veículos aéreos não tripulados (Vants) podem ser encontrados durante a Laad 2011. A Flight Tecnologies e a Gyrofly Innovations são empresas nacionais exibindo vants desenvolvidos no Brasil. Esse tipo de veículo pode ser usado no monitoramento do espaço aéreo, de fronteiras, entre outros.

A Gyrofly Innovations, sediada na Incubaero, dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, trouxe para o evento o Gyro 200, uma versão comercial do modelo Gyro 200 ED, destinado ao setor educativo. Ele possui um hardware que permite que universidades acessem todos os sensores embarcados. Com isso, é possível que sejam feitos estudos matemáticos, levantamento de imagens, entre outros.

A Gyrofly também está exibindo o Gyro 500, que deverá ser lançado no segundo semestre deste ano. Esse vant tem um sistema de telemetria que permite que informações possam ser acessadas em tempo real. O Gyro 500 poderá ser usado no apoio em operações urbanas; no monitoramento de eventos, como as Olimpíadas; na observação do espaço e no controle de fronteiras.

No estande da Flight Tecnologies há duas novas famílias de sistemas de comando e controle baseadas em veículos aéreos não tripulados (Vants), Horus 100 e Horus 200, expostas. O Horus 100 e 200 são produtos projetados para serem utilizados em aplicações típicas de Inteligência, Comando e Controle (IC2) de curto alcance realizadas por pelotões, companhias ou batalhões. O sistema do Horus 100 é baseado no FS-02 AvantVision, uma aeronave de lançamento da mão e recolhimento vertical totalmente autônoma, carregado nas costas e operado por duas pessoas. Esse vant poderá ser usado na busca de alvos de artilharia e auxílio ao deslocamento de Infantaria e Cavalaria, passando por Operações Especiais e contra-terrorismo, Reconhecimento Policial Urbano e Vigilância Perimetral.

O sistema do Horus-200 é baseado no FS-01 Watchdog, uma família de aeronaves entre 70 e 250 kg, com capacidade de 20 a 70 kg de carga útil. Ele é normalmente operado por meio do shelter de comando e controle, possibilita a disseminação de informações em tempo real. Esse vant é operado em pistas, com opção para lançamento catapultado e recolhimento vertical. Ele será usado incluem na busca, na identificação e na determinação de posição de alvos de Artilharia, além da avaliação de danos, bem como a Vigilância e o Monitoramento de grandes áreas.
A Flight Tecnologies é parte do Grupo Synergy Defesa e Segurança, o mesmo que controla a Avianca, é brasileira, baseada em São José dos Campos (SP), e especializada no desenvolvimento e na comercialização de produtos estratégicos para as áreas de defesa e segurança.

A Laad é maior feira de tecnologia de defesa e segurança da América Latina. Ela acontece até dia 15 deste mês, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Cerca de 550 empresas, de 33 países participam do evento.