DIRETOR DA AEB ENCERRA JORNADA ESPACIAL
Publicado em: Brasília, 6 de novembro de 2009

Em seu discurso de encerramento da V Jornada Espacial, na tarde desta sexta-feira (6), no auditório da computação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB), Himilcon Carvalho, declarou que a realização da jornada é importante para que a sociedade perceba os benefícios de se ter um programa espacial. “Essa iniciativa é um instrumento para que os jovens também participem deste desafio de conquistar o espaço”, comentou o diretor da AEB.

A solenidade contou ainda com a presença de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do DCTA, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Este ano, pela primeira vez o estado do Amazonas enviou um representante para a Jornada, uma das ações da Agência Espacial por meio do Programa AEB Escola. O estudante Anderson Barros, da Fundação Nokia de Ensino, de Manaus, foi classificado, no mês de maio, na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA).

“Assimilei conhecimentos novos no decorrer da semana, participei de várias palestras e oficinas, como a oficina de foguetes. Além disso, conheci pessoas de outros estados. Um grande intercâmbio cultural. A Jornada me deu a oportunidade pensar o quero fazer na faculdade, me especializar na área de astronomia”, disse Anderson.

Também o sulmatogrossense Vinnicius Moreira, do terceiro ano do ensino médio do Colégio Objetivo, de Rio Brilhante (MS), foi premiado para participar da V Jornada Espacial, representando seu estado pela primeira vez.
“Participar da OBA foi uma surpresa pra mim. Aprendi muito com as oficinas. Vou guardar tudo que aprendi aqui. Desejo que outros colegas passem por esta experiência”, disse Vinnicius.

Sessenta estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de 22 estados e do Distrito Federal participaram de visitas aos institutos, oficinas, cursos e palestras voltadas ao setor espacial, na cidade de São José dos Campos, entre os dias 01 e 6 de novembro.

Nesta quinta edição, mais de 864 mil alunos, de 10 mil escolas de todo o país, prestaram a prova da OBA, promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela AEB. O objetivo da OBA é popularizar o ensino de Astronáutica e de Astronomia junto a educadores e estudantes. Para participarem, as escolas cadastradas recebem todo o material didático sobre os assuntos abordados na prova olímpica.