DIREÇÃO DA AEB PARTICIPA DE VISITA TÉCNICA AO CTA
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

A direção da Agência Espacial Brasileira (AEB), chefiada pelo presidente da instituição Carlos Ganem, participou, nessa quarta-feira (18) e quinta-feira (19) de uma visita técnica ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP). O comandante do CTA, Brigadeiro Carlos Alberto Rolla, recebeu a comitiva e fez uma apresentação das ações do Comando.

Em seu discurso, Ganem agradeceu a recepção promovida pelo Comando e afirmou sobre a importância do desenvolvimento do trabalho em parceria para o sucesso do programa espacial.

No programa de trabalho conjunto foram feitas visitas aos laboratórios de Solda, Integração Eletrônica e Telemetria, Sistemas Inerciais, Ensaios Dinâmicos e Propulsão Líqüida. Do mesmo modo, foi apresentado o Projeto SARA – Satélite de Reentrada, que será usado pela AEB no Programa Microgravidade como um importante subsídio aos estudos e pesquisas nessa área. Esse satélite será colocado em órbita com objetivo de fornecer ambientes de microgravidade (baixa gravidade) e depois retornará à Terra.

Durante a visita o presidente da AEB inaugurou o Banco de Testes Hidráulicos que faz parte do Laboratório de Propulsão Líquida. Esse equipamento, basicamente, irá testar a queda de pressão em alguns componentes de motores com propelente líquido. Isso é importante para capacitar o País no desenvolvimento de foguetes movidos a propelente líquido.

Ao final da missão, várias decisões foram tomadas e, entre elas, a de que a AEB deverá propor ao Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira a revisão do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), adequando os projetos às demandas do País.

Nas despedidas, foi prestada uma homenagem às vítimas do acidente com o Veículo Lançador de Satélites (VLS), ocorrido em 2003. “Uma respeitosa homenagem aos heróis sonhadores que acreditaram no desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e sonharam com o Brasil conquistando o espaço”, afirmou, emocionado, Carlos Ganem.