DESENVOLVIDO SOFTWARE QUE PRODUZ IMAGENS DOS PLANETAS EM 3D
Publicado em: Brasília, 3 de janeiro de 2012

Brasília, 03 de janeiro de 2012  – O astrobiologo Abel Mendez, da Universidade de Porto Rico, desenvolveu um software que permite recriar imagens em 3D dos planetas, com realismo fotográfico.

Usando dados científicos obtidos por telescópios espaciais, este software reconstrói principalmente os chamados exoplanetas, os que orbitam numa estrela que não é o sol e que por isso pertencem a outro sistema planetário.

No entanto, este programa, o Scientific Exoplanets Renderesis (SER), também faz reconstruções históricas, como é o caso da imagem da Terra há 240 milhões de anos, quando todos os continentes eram unidos na chamada pangeia.

Ao comparar as imagens geradas pelo software que criou com as da Nasa, Mendez diz que, em muitos casos, as imagens divulgadas pela agência americana pouco condizem com a realidade. O cientista diz, por exemplo, que a reconstrução da Nasa do exoplaneta Kepler 22-b, descoberto no início deste mês, é imprecisa. Segundo ele, foi usada uma cor correta, mas ele não acha que haja nuvens como as da imagem divulgada.

Para além de planetas rochosos e com oceanos, o software também está capacitado para gerar imagens de estrelas ou gases, incluindo reconstruções realistas de nuvens e efeitos climáticos.

Os interessados poderão aceder à página do projeto aqui: http://phl.upr.edu/projects/ser