DELEGAÇÃO FRANCESA CONHECE ATIVIDADES DO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA (MA)
Publicado em: Brasília, 28 de março de 2017

O Centro de Lançamento de Alcântara recebeu na última sexta-feira (24.3) a visita oficial da Direção-Geral de Armamento (DGA), órgão ligado ao Ministério da Defesa da França. Durante o encontro, o CLA preparou uma apresentação institucional a qual abordou o histórico das atividades espaciais no Brasil, a estrutura do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Sindae), os avanços implementados nos meios associados às atividades de lançamento, as operações realizadas e as operações futuras do Centro.

A comitiva francesa foi recepcionada pelo Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, diretor do CLA. A delegação teve a oportunidade de conhecer o Centro de Controle, local responsável pela coordenação das operações de lançamento realizadas em Alcântara, onde atuam profissionais de diferentes áreas como localização, planejamento, qualidade, etc. Ainda no Setor de Comando e Controle, a comitiva percorreu as estações de Meteorologia – onde são geradas informações meteorológicas tais como índice pluviométrico, velocidade e direção do vento, estação de Telemedidas – recepção de dados do foguete em voo – e Radar Adour – rastreio do foguete em voo.

Em seguida, os visitantes foram até o Setor de Preparação e Lançamento (SPL), onde conheceram o Prédio de Preparação de Propulsores (PPP), local onde são preparados os motores-foguetes para lançamento, o Centro de Controle Avançado (CAV), espécie de bunker situado próximo à área de lançamento que abriga a equipe responsável pela integração do foguete e carga-útil junto ao lançador, segurança de área, dentre outras atividades. A visita foi encerrada na Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento do principal foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélites (VLS) e futuramente também do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM).

A comitiva francesa foi chefiada pelo Coronel Charles Orlianges, Adido de Defesa e Aeronáutica da Embaixada da França no Brasil. Também participaram da visita representantes do Comando Interforças do Espaço e das companhias francesas Airbus e Thales, ligadas às áreas de defesa e espaço.

Para o Adido de Defesa e Aeronáutica da Embaixada da França no Brasil, Coronel Charles Orlianges, a visita proporcionou uma visão mais ampla sobre o CLA ao governo e companhias francesas, abrindo possibilidades para oportunidades de negócios envolvendo futuros projetos na área espacial em Alcântara.

A Direção-Geral de Armamento (DGA), é o órgão de aquisição de produtos de defesa e pela gestão do programa de desenvolvimento de sistemas de defesa do governo francês.

kkk

Coordenação de Comunicação Social – CCS