Notícias

CVT-Espacial inicia as primeiras atividades educacionais e tecnológicas do ano

Publicado em: 26/02/2019 18h47 Última modificação: 25/03/2019 10h33
Foto: Equipe do CVT – Coordenador Marco Rezende apresenta o CVT e o Programa Espacial aos alunos

As atividades tecnológicas e educacionais do ano letivo, no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial), iniciaram-se nesta terça-feira (26.02), em Parnamirim (RN). No primeiro dia de atividades e aprendizado, o CVT recebeu a visita de 44 estudantes, de escolas pública e particular, que durante todo o dia fizeram uma imersão na área espacial e conheceram o Programa Espacial Brasileiro e suas aplicações.

O Dia Espacial no CVT contou com a presença de alunos do Centro Educacional PH3 de Parnamirim e da Escola de Ensino Fundamental José Pinheiro Sales, de Umirim (CE). Pela manhã, os estudantes participaram de uma palestra, momento em que o coordenador da Unidade Regional da AEB, em Natal, Marco Antônio de Rezende, ressaltou a importância do Programa Espacial Brasileiro, assim como o trabalho realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pelas instituições envolvidas com a área espacial no Brasil. Após a apresentação, os estudantes foram inseridos na temática de foguetes.

5d892021-f15b-4a31-ab2d-939722cc7387

Foto: Equipe do CVT – Estudantes acompanham o lançamento de foguete na área externa do CVT

A tarde foi marcada por atividades associadas à Astronomia e satélites. O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e coordenador técnico do CVT, José Batista Soares, iniciou as atividades apresentando a área da ciência que estuda o universo sideral e corpos celestes, além de destacar as principais descobertas astronômicas dos últimos anos. Após essa viagem, o professor enfatizou o trabalho da Estação Espacial Internacional (ISS), viagens espaciais e experiências de humanos no espaço, como a Missão Centenário, que levou o astronauta e hoje ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, à ISS para realizar experiências científicas.

Para encerrar as atividades, os estudantes montaram um CanSat, pequeno satélite científico com dimensões similares a uma lata de refrigerante. Após a montagem, o satélite passou por testes semelhantes aos realizados em satélites convencionais, foi acoplado a um drone e lançado.

Instalado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), o CVT é um projeto idealizado pela AEB, um espaço multidisciplinar voltado para atividades tecnológicas e educacionais, com foco na difusão, acesso científico e transferência de conhecimentos tecnológicos, onde é possível aprender, por meio de atividades interativas, a simular missões espaciais como também os princípios fundamentais da ciência.

0d3fccc3-8d1b-44eb-8be8-cbcefcf8f8bc

Foto: Equipe do CVT – Profissionais e estudantes no primeiro dia de atividade do CVT

CVT-Espacial

CVT-Espacial é uma iniciativa da AEB inserida no Programa de Apoio à Implantação e Modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolvido em parceria com o CLBI, com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

 

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo