CURSO EM NATAL DISSEMINARÁ A TECNOLOGIA ESPACIAL PARA PROFESSORES DO NORDESTE
Publicado em: Brasília, 8 de junho de 2009

Nos dias 23 e 24 de abril será realizado em Natal (RN), o curso de Tecnologia Espacial na Educação. O objetivo é disseminar o assunto para os professores da região Nordeste, aproveitando a realização do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR).

Serão 200 vagas divididas em quatro turmas, cada uma com 50 alunos. Durante os dois dias serão abordados cinco assuntos a respeito de Sensoriamento Remoto: Fundamentos do Sensoriamento Remoto, Satélites e Sistemas Sensores, Interpretação de Imagem, Aplicações do Sensoriamento Remoto e Aquisição de Imagens de Satélites.

As pesquisadoras da Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Teresa Galloti Florenzano e Suely Franco falarão sobre Interpretação de Imagens. “Os professores vão aprender em uma atividade como é o processo de extrair a informação da imagem”, disse Teresa.

Já na parte de Aplicações do Sensoriamento Remoto, os exemplos são a ferramenta principal para o estudo de fenômenos ambientais e ambientes terrestres, como na expansão das grandes cidades.

Para o tema de Aquisições de Imagens de Satélite foi elaborado um tutorial com endereços de sites que oferecem esse produtos. Segundo Suely, as pessoas não sabem onde procurar, como obter e salvar essas imagens.

Segundo o chefe do centro regional do Inpe no Nordeste, Manoel Carvalho, o curso é o início de uma série. As escolas que se interessarem farão trabalhos com o centro regional do nordeste, produzindo mapas municipais da região da escola a partir das imagens de satélites.

O curso de Tecnologia Espacial na Educação é organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).