CPTEC/INPE LANÇA PESQUISA PARA SABER COMO PRODUTOS E SERVIÇOS SÃO UTILIZADOS POR USUÁRIOS
Publicado em: Brasília, 2 de dezembro de 2009

O internauta que acessar a página do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), na Internet, se depara com uma pesquisa que procura conhecer melhor o usuário de seus produtos e serviços disponíveis na rede. O serviço está em funcionamento desde 24 de novembro. Segundo o Analista em Ciência e Tecnologia, Luiz Tadeu da Silva, responsável pela pesquisa, além de conhecer um pouco mais a fundo o perfil de seus usuários, pretende-se saber como e o quanto as informações de tempo, clima e da área ambiental impactam positivamente as atividades do internauta.

Com base nas respostas, pretende-se aprimorar o atendimento aos usuários do CPTEC/Inpe e direcionar o planejamento e os investimentos de acordo com as necessidades apontadas pelos questionários. Essa é a primeira pesquisa do gênero feita pelo órgão. Sabe-se que os acessos à pagina aumentam gradativamente a cada ano. Em 2004, quando foi lançado o serviço de previsões de tempo por cidades, foi registrado um aumento considerável de visitas ao site, que fechou o ano com 10 milhões de acessos. O advento de fenômenos extremos, a partir de então, como chuvas intensas e alagamento em cidades do Sul e Sudeste do país, geraram novos picos de acessos diários. Para este ano, a expectativa é de que o número de visitas ao portal ultrapasse os 30 milhões.

Apesar desse aumento substancial nos acessos à página do CPTEC/Inpe nos últimos anos, sabe-se muito pouco do perfil de seus usuários, bem como o grau de satisfação com os serviços e produtos disponíveis, o que a pesquisa deverá revelar.

Durante o acesso a determinadas páginas da homepage, o internauta será convidado a participar da pesquisa, garantindo-lhe sigilo em seus dados e informações pessoais. A partir do link http://www.cptec.inpe.br/Pesquisa/, dois tipos de questionários estarão disponíveis, um para pessoa física e outro para pessoa jurídica, nos idiomas português, espanhol e inglês. Os dois questionários possuem 24 itens, cujo preenchimento deverá durar cerca de 10 minutos.