COREIA DO SUL LANÇA COM SUCESSO FOGUETE ESPACIAL
Publicado em: Brasília, 30 de janeiro de 2013

KSLV-I foi lançado da costa sul do país
É a terceira tentativa sul-coreana de colocar um satélite em órbita

Brasília, 30 de janeiro de 2013– A Coreia do Sul lançou com sucesso, nesta quarta-feira (30), o seu foguete Korea Space Launch Vehicle (KSLV-I), anteriormente designado Naro-1. Esse é o primeiro veículo fabricado parcialmente com tecnologia local, após duas tentativas fracassadas em 2009 e 2010. O fato representa grande evolução para o programa espacial coreano.

Com o lançamento desse foguete, Seul, a capital da Coreia, espera colocar em órbita o satélite STSAT-2C, destinado a recolher dados sobre as radiações cósmicas durante um ano. O lançamento havia sido adiado em outubro e novembro por problemas técnicos.

O lançamento do foguete de 140 toneladas ocorreu às 7h GMT (5h de Brasília) a partir da plataforma de Goheung, 480 km ao sul de Seul. O foguete-lançador sul-coreano KSLV-I teve seu primeiro estágio desenvolvido e construído no Centro Estatal de Pesquisas e Produção Espacial de Khrunichev.

O processo aconteceu como fora planejado e os mecanismos de abertura para liberar o satélite STSAT-2C funcionaram corretamente. No entanto, ainda é preciso aguardar que o dispositivo envie seus primeiros sinais para determinar o sucesso total da missão.

Caso isso se confirme, a Coreia do Sul entrará para o seleto clube das potências espaciais que conseguiram colocar em órbita um satélite a partir do seu próprio território e com um foguete desenvolvido com tecnologia local.

A operação teve um percurso repleto de dificuldades. Ao enviar o Naro ao espaço, em 2009, o foguete alcançou a órbita desejada, mas um defeito nos mecanismos de abertura impediu a liberação do satélite.  Em 2010, o projétil explodiu pouco depois de ser lançado devido a problemas elétricos.

A pujante Coreia do Sul, quarta principal economia da Ásia, enviou ao espaço, até hoje, cerca de dez satélites. Todos usaram plataformas e foguetes estrangeiros.

Centro Espacial Naro

É um espaçoporto sul-coreano no Condado de Goheung, na Jeolla do Sul, operado pelo Instituto da Coreia do Sul de Investigação Aeroespacial, a agência espacial estatal.

Com a construção bem sucedida do Centro Espacial Naro, em 2008, a Coreia do Sul tornou-se o 13º país do mundo a possuir um espaçoporto. Construído em 4,95 milhões de metros quadrados de terra próximos ao mar.

O espaçoporto localiza-se a 480 km a sul de Seul. Inclui uma plataforma de lançamento, uma torre de controle, montagem de foguetes e instalações para testes, instalações para teste de controle e montagem de satélites, um centro de imprensa, uma estação de energia eléctrica, um space experience hall e uma pista de aterrissagem também fazem parte do centro de lançamento.