Notícias

Comitiva interministerial conhece as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara

Publicado em: 04/10/2019 14h31 Última modificação: 07/10/2019 11h24

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada no Maranhão, recebeu a visita de representantes de diversos Ministérios, da Agência Espacial Brasileira (AEB) e de órgãos governamentais nos dias 1º e 2 de outubro.

O Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, integrou a comitiva e falou sobre o objetivo da visita.

“O Programa Espacial Brasileiro é um assunto complexo do Estado e, para ele, precisamos da união de diversos órgãos federais, estaduais e municipais. Então, trouxemos aqui a administração federal em seu mais alto nível, com secretários-executivos, para que vejam in loco e tenham a percepção do que cada Ministério tem a contribuir para o Programa Espacial”, disse o Oficial-General.

O Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), o Coronel Engenheiro da Reserva Carlos Augusto Teixeira de Moura, falou dos benefícios do desenvolvimento de um Centro Espacial em Alcântara. “Esse empreendimento demanda não apenas os meios técnicos que estão a cargo do Comando da Aeronáutica e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mas, também, um programa de Estado que invista completamente na região de forma que consigamos crescer juntos e desenvolver todo o potencial para aqui se transformar em um polo gerador de desenvolvimento não apenas industrial e tecnológico, mas também turístico”, disse.

1570112114 Comitiva Interministerial (05) FAB CLA (1)

Para o Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Regional, José de Castro Barreto Júnior, a atividade espacial pode trazer benefícios aplicáveis a diversas áreas em Alcântara. “Essa comitiva tem desafios de unir suas políticas públicas para desenvolver a região, que tem um potencial gigantesco. Na nossa pasta, temos, no mínimo, quatro áreas relacionadas a Alcântara, que são mobilidade, saneamento, recursos hídricos e desenvolvimento”, ressaltou.

A comitiva, composta por representantes de 12 ministérios e quatro órgãos governamentais, além do vice-prefeito de Alcântara, conheceu as instalações do CLA, responsável em executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, além de coletar e processar os dados das cargas úteis.

Os visitantes assistiram, ainda, a uma apresentação sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST). O diretor do Centro, Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, falou sobre as características do CLA. “Somos uma unidade ímpar em termos de localização, considerando todas as perspectivas, tanto geológica quanto climatológica. O Centro já tem essa dinâmica de vantagem naturalmente.”, disse.

1570112093 Comitiva Interministerial (03) FAB CLA

Além da visita às instalações da Organização Militar, a comitiva sobrevoou a região a bordo do helicóptero H-36 Caracal do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão. As autoridades também conheceram, o atracadouro sob a responsabilidade do CLA em Alcântara, utilizado pelo Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e pela população maranhense; o centro histórico e a zona rural do município.

O Secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Robson Narpier Borchio, falou sobre o potencial de atração turística da localidade. “A região tem características muito interessantes do ponto de vista turístico, temos o Centro de Lançamento e uma cidade histórica muito representativa, com ruínas, arquitetura totalmente especial, próxima a uma rota importantíssima do turismo, a Rota das Emoções, onde estão localizados os Lençóis Maranhenses, então ela tem tudo para somar a um componente de turismo muito grande, vinculado aqui ao litoral. O CLA é um importante gerador de tecnologia, de formação de mão de obra, na ponta da tecnologia mundial, isso contribui fortemente para uma sinergia com relação ao turismo”, explicou.

1570112070 Comitiva Interministerial (03) FAB CLA

Fonte: Força Aérea Brasileira (FAB)

Foto: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo