COMEÇA EM BELO HORIZONTE 69ª REUNIÃO DA SBPC
Publicado em: Brasília, 17 de julho de 2017

Em cerimônia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, foi aberta na tarde de domingo (16.07), a maior Feira de Ciência e Tecnologia da América Latina, a 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que nos próximos dias movimentará a capital mineira. Na presença de várias autoridades ligadas à área, a SBPC homenageou professores que prestaram serviços relevantes para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson de Andrade, presente à mesa de abertura ressaltou a importância da ciência, mas afirmou a necessidade de uma revolução na educação como base para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Segundo ele, o sonho da inovação somente chegará com educação e ciência de qualidade.

Jailson demonstrou otimismo diante dos quadros de dificuldade orçamentária do governo federal e de descompromisso de líderes mundiais com questões ambientais. “Quem faz fama de marinheiro é a tempestade. Então, depois da crise, o país e o planeta podem sair mais reforçados”, apontou. “Temos motivos para acreditar na recuperação porque estamos em um momento especial da humanidade. Hoje, temos a Agenda 2030 e seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas.”

A presidente da SBPC, a cientista Helena Nader, compartilhou com gratidão o desenvolvimento da ciência brasileira nos últimos dez anos à frente da diretoria da SBPC. Ela também falou sobre a ExpoT&C, mostra de ciência aberta ao público, no período de 17 a 22 de julho, na UFMG, campus da Pampulha. “Essa mostra é uma forma de prestar contas à sociedade civil e apresentar as ações custeadas com o dinheiro dos impostos, pois todos nós, universidades e institutos públicos, somos pagos e financiados pela contribuição de cada trabalhador brasileiro. A exposição informa o povo onde está sendo empregado seu recurso”, concluiu.

O reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez, ressaltou a escolha do tema da 69ª Reunião Anual da SBPC: Inovação – Diversidade – Transformações. “O que está em destaque é a nossa atuação incisiva como instituição pública que se vê compelida a se reinventar constantemente, a acolher o espírito inovador e a devolver à sociedade que a sustenta, e que tanto espera de nós, as transformações necessárias e almejadas. O nosso país atravessa um momento crítico de sua história, que requer de nós reflexão e direção em relação à educação, ciência e tecnologia, cidadania, democracia, política e ética,” afirmou.

A 69ª Reunião da SBPC também homenageou professores, pesquisadores que desenvolveram trabalhos relevantes para o desenvolvimento do país, como o fármaco, Sérgio Henrique Ferreira, que estudou algumas fórmulas para amenizar os mecanismos da dor, como também fórmulas para reduzir a pressão arterial.

Outro homenageado foi o médico e zoologista, o mineiro Ângelo Machado, que foi aplaudido de pé pelo trabalho desenvolvido com as libélulas e por sua contribuição na área da ciência.

Solenidade – O secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, entregaram o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica ao repórter Reinaldo José Lopes, da Folha de São Paulo.

Paulo. Em sua 37ª edição, o concurso representa um reconhecimento a jornalistas, instituições ou pesquisadores que atuam para a formação de uma cultura científica e para popularizar atividades de pesquisa entre o grande público.

Também participaram da solenidade os presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz, e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra, o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, o secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, e o ex-ministros Clelio Campolina Diniz e Celso Pansera.

Coordenação de Comunicação Social – SBPC

Foto: MCTIC