CLBI SE PREPARA PARA OPERAÇÃO BARREIRA V
Publicado em: Brasília, 18 de outubro de 2011

Brasília, 18 de outubro de 2011 – A operação Barreira V ocorrerá entre os dias 17 e 21 de outubro de 2011, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). O empreendimento, previsto para o dia 20, às 15h, tem como objetivo lançar e rastrear um Foguete de Treinamento Básico (FTB), com carga útil tecnológica, sem carga útil científica. A finalidade da operação é fazer o treinamento operacional do CLBI e obter a qualificação e certificação dos foguetes, cumprindo as metas do Programa Nacional de Atividades Espaciais.

Para a missão, estarão envolvidos 200 servidores, entre civis e militares, do CLBI. Participam da Operação a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), o Instituto de Fomento Industrial (IFI), o 3º Distrito Naval, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), e a Avibras.

A duração do voo, que compreende o momento do lançamento até o impacto, está estimada em 2m45s, com apogeu aproximado de 32,6 Km e alcance de 17,2 Km.