CLA CELEBRA 30º ANIVERSÁRIO
Publicado em: Brasília, 7 de março de 2013

Brasília, 07 de março de 2013 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou no último dia 04 de março a Cerimônia Militar alusiva ao seu 30º Aniversário. Na cerimônia estiveram presentes autoridades civis e militares de Alcântara e São Luís. Também participaram da cerimônia comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). A solenidade militar foi presidida pelo Brigadeiro Engenheiro Leonardo Nunes da Silva, Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA.

Durante a cerimônia realizada no Pátio do Centro Técnico em Alcântara, o Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do CLA, concedeu o título de Amigo do Centro de Lançamento de Alcântara para dez personalidades que no âmbito de suas atribuições profissionais ou iniciativa pessoal realizaram uma valiosa contribuição para o Programa Espacial Brasileiro. Na solenidade do 30º Aniversário do CLA receberam a condecoração José Raimundo Braga Coelho, Presidente da Agência Espacial Brasileira, o Capitão-de-mar-e-guerra Jair dos Santos Oliveira, Capitão dos Portos do Maranhão, o Coronel Jorge Marques Machado, Chefe da 27ª Circunscrição de Serviço Militar, o Tenente Coronel Heber Costa, Comandante do 24º Batalhão de Caçadores, o Major José Claudio Bezerra Pereira, Comandante do Colégio Militar 02 de Julho, a Professora Doutora Herli de Sousa Carvalho, Coordenadora do Projeto ALMA, Clodovil Fernandes Siqueira, Coordenador da Coordenação Orçamentária e Financeira da Agência Espacial Brasileira, Bruna Castelo Branco, editora do Jornal O Estado do Maranhão, Eliezer Lourenço da Silva, pastor da Primeira Igreja Batista de São Luís e José Carlos Santos, pastor da Assembleia de Deus da Área XI.

Ainda na cerimônia foi prestada uma homenagem aos formados da turma de 2012 do 9ª ano da Escola Caminho das Estrelas (ECE) que se destacaram no processo seletivo público unificado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A discente Stefany Brito de Azambuja aprovada para o curso técnico em Eletrônica obteve o 1º lugar na classificação geral em todo o concurso e foi premiada pelo Coronel Demétrio com uma placa em homenagem ao feito alcançado. A Escola Caminho das Estrelas é uma unidade educacional ligada ao Comando da Aeronáutica, responsável por ministrar o ensino fundamental regular aos dependentes de civis e militares do CLA e à comunidade alcantarense. No Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) de 2011 divulgado no ano passado ocupou a nona classificação entre as escolas públicas de 1º ao 5º ano no estado do Maranhão. Com o total de 13. 264 escolas cadastradas no estado, superou o índice estabelecido pelo MEC de 5 para séries iniciais.

Na mesma solenidade foram agraciados o Suboficial Músico Nehemias dos Santos Sousa, Graduado Padrão, o servidor Karol de Castro Urquiza, Servidor do Ano e o Cabo Leonel Gomes da Silva, Praça Exemplar. Ambos se destacaram dentre seus pares pelos valores morais e profissionais, ao longo do ano de 2012, e receberam destaque pelo Centro de Lançamento de Alcântara.

Na Ordem do Dia alusiva ao 30º Aniversário do CLA, o Coronel Demétrio, ressaltou a importância do Centro ao longo das últimas três décadas que permitiu ao país ampliar as atividades relacionadas ao setor aeroespacial e reafirmou o papel estratégico da unidade no atual contexto do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Nos próximos anos a programação dos Projetos de Acesso ao Espaço vitais ao PNAE e que envolvem engenhos como o Veículo Lançador de Satélites (VSISNAV), o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) e o foguete ucraniano Cyclone 4 contarão com participação direta do Centro de Lançamento de Alcântara. As atividades foram
encerradas com um coquetel festivo em que o efetivo do CLA e as autoridades presentes celebraram os 30 anos de existência do Centro.

30ª Aniversário do CLA
Para celebrar as três décadas de existência a unidade da Força Aérea no Maranhão, realiza uma série de atividades neste mês de março. A programação conta com concertos, celebração religiosa, cerimônia militar e apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a popular “Esquadrilha da Fumaça”.

Concerto Didático e Sinfônico
Para abrir as comemorações do 30º Aniversário do Centro foi realizado no dia 1º de março um concerto didático no Teatro Arthur Azevedo para escolas públicas de São Luís pré-selecionadas. No repertório foram executas canções de filmes conhecidos do grande público como “Piratas do Caribe” e “Missão Impossível”, o clássico dos desenhos animados “Os Incríveis”, uma homenagem ao mestre Luiz Gonzaga com “Gonzaga em Tom Maior” e finalizando com o “Hino dos Aviadores”, hino oficial da Força Aérea Brasileira. As canções foram executadas pela Banda de Música do CLA que acompanhada por integrantes das bandas do 24º Batalhão de Caçadores (Exército Brasileiro), Polícia Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Guarda Municipal de São Luís e convidados. O Regente da Banda de Música Suboficial Nehemias apresentou à plateia mirim todos os instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica e convidou ao palco três estudantes que passaram a reger a Banda do CLA e convidados durante o Hino dos Aviadores.

No sábado (02/03) foi a vez do efetivo civil e militar do Centro, autoridades e convidados participarem do Concerto Sinfônico alusivo ao 30º Aniversário do CLA. Na oportunidade, a Banda do CLA e convidados realizaram uma apresentação em duas partes com execução de músicas clássicas e populares. O repertório variado foi voltado para todas as idades. Na programação estiveram clássicos como o “Bolero de Ravel” que foi acompanhado pela Companhia de Dança Olinda Saul, “Nabuco” de Giuseppe Verdi com a participação especial dos corais Laudamus (Primeira Igreja Batista de São Luís) Celebrart (Igreja Assembleia de Deus da Área XI), dentre outras. Músicas populares e conhecidas de filmes com grande bilheteria estiveram na programação como “Piratas do Caribe” e “Missão Impossível”, além da série norte-americana “Band of Brothers”. Ao todo onze músicas foram apresentadas ao público do Teatro Arthur Azevedo durante o Concerto.

Cerimônia Religiosa
No sábado pela manhã (02/03) foi celebrada uma missa em Ação de Graças a partir na Capela Nossa Senhora de Loreto, situada no Escritório de São Luís do CLA. A cerimônia contou com a participação de parte do efetivo civil e militar do Centro e foi celebrada pelo capelão militar da unidade da Força Aérea.

Apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)
No encerramento do mês de comemorações do 30º Aniversário do Centro e homenagem aos 400 anos de São Luís, o Esquadrão de Demonstração Aérea, a popular “Esquadrilha da Fumaça” realiza uma exibição no dia 27 de março a partir das 16h na Avenida Litorânea (próximo à Praça dos Pescadores). A apresentação aberta ao público levará à população ludovicence uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluem o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira. Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea, responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional. Composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano. Além do Brasil, a “Esquadrilha da Fumaça” já se apresentou em países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela. Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça está sediada na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga-SP.

Centro de Lançamento de Alcântara
Criado por meio do decreto federal nº 88.136 de 01º de março de 1983, o Centro de Lançamento de Alcântara tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a política nacional de desenvolvimento aeroespacial. No Centro são realizadas importantes atividades do Programa Espacial Brasileiro como o “Programa de Microgravidade” quando são lançados experimentos a bordo de veículos de sondagem que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de eletrônica, biotecnologia, mecânica, dentre outras. Por tudo isso, o CLA é conhecido como “Janela Brasileira para o Espaço”.

Fonte: Seção de Comunicação social CLA