CÉU DE ALCÂNTARA SERÁ OBSERVADO HOJE
Publicado em: Brasília, 3 de dezembro de 2009

A comunidade do município maranhense de Alcântara poderá observar nesta quinta-feira (3), a partir das 20h, o céu da cidade. A observação dos astros será feita na Praça da Matriz, localizada no centro da cidade. Os professores da rede pública do ensino fundamental e médio do Estado do Maranhão inscritos na Escola do Espaço do Centro de Lançamento de Alcântara (Escla), curso promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), juntamente com os monitores da Universidade de Brasília (UnB), estarão no local orientando a população para a observação astronômica.

Desde o dia 30 de novembro, 87 professores, inscritos na I Escla, participam de aulas sobre Astronomia e Astronáutica com titulares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e UnB. Como parte da didática, a atividade de observação do céu trata-se de uma oportunidade para o grupo colocar em prática o conhecimento adquirido em no curso.

Segundo o professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Jaime Pereira Antunes Campos, a iniciativa é benvinda. “A importância está relacionada ao conhecimento de forma geral, bem como as possibilidades de aplicação e os benefícios”, diz. Jaime acrescenta que, além de todo o conhecimento acumulado durante estes dias pelos professores, a observação astronômica possibilita a integração com a natureza. “Permite uma reflexão, além de situar o ser humano como parte do universo”, ressalta.

Para a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/MA) e participante do curso, Liziane Mesquita, o curso está sendo muito proveitoso, principalmente pela proximidade com o Centro de Lançamento de Alcântara. “Nós somos formadores de opinião e tratamos com alunos e, por isso, precisamos passar informações mais precisa. Essa é uma oportunidade única”, relata.

“Esta é uma ação pioneira uma vez que propicia aos professores contato com os cursos de Astronomia e Astronáutica”, destaca o presidente da AEB, Carlos Ganem. Segundo a chefe de Gabinete da Agência, Nélia Ferreira Leite, um dos pontos positivos da Escla é a participação das instituições no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). “Cada instituição contribuiu à sua maneira, disponibilizando recursos financeiros e humanos”, afirmou. A Escla, projeto da AEB, conta com a parceria do Governo do Maranhão, da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão, Prefeitura de Alcântara, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Centro de Lançamento de Alcântara, entre outras instituições.

Os trabalhos serão encerrados nesta sexta-feira (4), com a apresentação da Coleção Explorando o Ensino, volumes 11, 12 e 13, que tratam de Astronomia, Astronáutica e Mudanças Climáticas. Esta será mais uma ferramenta voltada para a capacitação dos docentes, para que eles possam desenvolver em sala de aula a temática espacial. A coleção Explorando o Ensino, feita em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está em exposição no Museu Casa Histórica, em Alcântara, das 10h às 16h.

SERVIÇO:

Observação Astronômica
Local: Praça da Matriz
Data: 3 de dezembro,
Horários: 20h às 21h

Exposição Coleção Explorando o Ensino
Local: Museu Casa Histórica
Data: até 4 de dezembro
Horário:10h às 16h