Notícias

Centro de Lançamento de Alcântara (MA) tem nova direção

Publicado em: 14/12/2018 18h04 Última modificação: 14/12/2018 18h04

O Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, tem nova direção desde o dia 7 de dezembro, quando o coronel aviador Marco Antônio Carnevale Coelho assumiu o cargo, substituindo o brigadeiro Luciano Valentim Rechiuti. A cerimônia militar de passagem de direção contou com a presença do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão e de outras autoridades das esferas federal, estadual e municipal.

A solenidade foi conduzida pelo diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), major-brigadeiro-do-ar Hudson Costa Potiguara e começou com a entrega o Distintivo de Organização Militar (DOM) do CLA ao coronel Carnevale e o descerramento da foto do brigadeiro Luciano na galeria de ex-diretores, ambos no Salão Nobre do Centro.

Segundo o Brigadeiro Luciano Rechiuti, durante os dois anos de sua gestão, o CLA esteve focado em expectativas futuras do Programa Espacial Brasileiro em proveito da comunidade local. “Uma nova perspectiva de desenvolvimento para o setor espacial no Brasil foi buscada, especialmente para a região de Alcântara e de São Luís, onde se espera uma dinamização nas atividades de lançamentos comerciais no CLA, além de benefícios sociais para a população local, como o aumento na geração de empregos diretos e indiretos, o aumento da receita oriunda da coleta de impostos pelo Estado e municípios, e outros benefícios”, destacou.

Para o novo diretor, o CLA tem grande importância no contexto das atividades espaciais e precisa estar preparado para atender às expectativas atuais e futuras. “O Centro de Lançamento é uma organização militar complexa e que interage com diferentes atores, seja na área de Defesa, Pesquisa e Desenvolvimento, Relações Internacionais e a área de Espaço. Por isso, é importante darmos prosseguimento na constante de toda nossa infraestrutura, aperfeiçoamento e treinamento contínuo de todo nosso pessoal para atendermos as diversas demandas que podem surgir e se tornar global”, afirmou Carnevale.

Após a transmissão do cargo os diretores passaram em revista à tropa da GUARNAE-AK. Além de diretor do CLA, o coronel Carnevale passa a ser o comandante da referida guarnição que abrange o CLA, GAP-AK, ES-AK e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís (DTCEA-SL). Na sequência, os dois se apresentaram ao diretor-geral do DCTA.

A solenidade também teve a participação da tropa composta por militares efetivos do CLA, do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e do Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK), organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Alcântara (GUARNAE-AK), participaram da solenidade militar.

Perfil do diretor

O coronel aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, nasceu em Barbacena, Minas Gerais, no dia 9 de setembro de 1971. Bacharel em Administração e graduado em Ciências Aeronáuticas, formado pela Academia da Força Aérea (AFA) em 1994, atuou como piloto militar e instrutor de voo com mais de 2.000 horas de experiência.

Também é graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em pesquisa operacional e transporte aéreo pelo ITA, com ênfase em Infraestrutura Aeroespacial, obtida no ano de 2013. Possui especialização latu sensu em Ciências Militares Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), concluída em 2016.

Antes de assumir a direção do CLA, o Coronel Carnevale ocupou, nos últimos dois anos, o cargo de vice-diretor da organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), trabalhando com o responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais. Ele é casado com a senhora Telma e pais de dois filhos.

Foto: CLA

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo