CBERS-3: DIPLOMATAS BRASILEIROS VISITAM A AEB
Publicado em: Brasília, 16 de outubro de 2013

Brasília 16 de Outubro de 2013 – Diplomatas envolvidos com a área espacial visitaram a Agência Espacial Brasileira (AEB), nesta quarta-feira (16). Eles foram recebidos pelo Presidente, José Raimundo Braga Coelho, e pelo Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho. São eles o ministro Fábio Pitaluga e os secretários Marco Túlio Cabral e Romero Maia.

O ministro Pitaluga chefia a Divisão de Mar, Antártida e Espaço (Dmae), do Itamaraty. O secretário Marco Túlio respondeu por quatro anos pelo setor de cooperação espacial da Embaixada do Brasil na China, e o secretário Romero viaja em breve a Pequim para substituir Marco Túlio nessa função.

A conversa girou, sobretudo, em torno da cooperação espacial sino-brasileira, que tem pela frente dois importantes eventos na China: o lançamento do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers-3), previsto para a primeira quinzena de dezembro, bem como a 3ª Reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), com a prévia reunião de sua Subcomissão Espacial, na primeira semana de novembro.

A Cosban – em que o governo brasileiro estará representado pelo vice-presidente da República, Michel Temer – deve aprovar o Programa Decenal de Cooperação Espacial Brasil-China, inédito nos 56 anos da Era Espacial, iniciada em 1957.

Coordenação de Comunicação Social-AEB