BRASIL SE MOBILIZA PARA A 8ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Publicado em: Brasília, 17 de outubro de 2011

Brasília, 17 de outubro de 2011 – O tema das alterações no clima ganha destaque, nesta semana, com o maior evento de divulgação científica do país. De segunda a sexta-feira (17 a 23), mais de 500 cidades brasileiras estarão mobilizadas para a realização da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tratará sobre “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos” em mais de 11 mil atividades.

A finalidade principal da semana, realizada desde 2004, é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar também a importância da C,T& I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.

A semana é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e promovida em parceria com governos estaduais, municípios e instituições diversas. O ministro Aloizio Mercadante participará de atividades no Rio de Janeiro e em Brasília.

Após incluir a questão da “Ciência para o desenvolvimento sustentável” no debate social, na edição do ano passado, em 2011 a SNCT busca estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de enfrentar o desafio do aquecimento global e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

A semana também promoverá atividades em torno do lema “Química para um mundo melhor”. A iniciativa atende recomendação da Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2011 como o Ano Internacional da Química, com o objetivo de estimular todos os países a realizarem ações para aumentar a consciência coletiva sobre a importância da química e suas contribuições para o bem-estar da humanidade.

A participação do ministro

Na segunda-feira, às 13h, Aloizio Mercadante estará no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), para o lançamento do projeto http://qnint.sbq.org.br/agua” target=”_blank”>pH do Planeta. A iniciativa disponibiliza kits para escolas de todo mundo para que os estudantes possam aferir a acidez da água de rios e fontes. Participa da cerimônia o prêmio Nobel de Química em 2008, o americano Martin Chalfie, que realizará o experimento com mais de 100 alunos de escolas estaduais e municipais. Também estarão presentes o secretário de Estado de Ambiente, Carlos Minc, e o secretário de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro, Franklin Coelho.

Às 19h, Mercadante participa da sessão de abertura da Mostra VerCiência 2011, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, o chefe da equipe de Programas de Ciência e Meio Ambiente da emissora pública do Japão, NHK, Toshihiro Matsumoto, http://http://www.verciencia.com.br/noticias/154/nhk-e-a-homenageada-especial-verciencia-2011-diretor-de-programas-de-ciencia-da-emissora-publica-japonesa-toshihiro-matsumoto-vem-ao-brasil-receber-a-homenagem” target=”_blank”>recebe o prêmio Homenagem Especial VerCiência 2011. Ele dará uma palestra sobre o documentário da NHK, que será exibido, a respeito do acidente nuclear de Fukushima.

A cerimônia de abertura oficial do evento está prevista para terça-feira (18), às 15h30, na Tenda da Ciência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Além de Mercadante, estarão no local autoridades do Executivo e do Legislativo federais e do governo do Distrito Federal (DF), bem como e representantes das instituições científicas. Será lançado o selo alusivo à SNCT e haverá a entrega dos prêmios de Fotografia, Ciência e Arte e de Destaque do Ano na Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Até a noite de sexta-feira (14), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia contabilizava 11.203 atividades cadastradas, com o envolvimento de 513 cidades e 695 instituições. As informações sobre as atividades estão sendo atualizadas, constantemente, http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/4552.html” target=”_blank”>aqui.

http://semanact.mct.gov.br/” target=”_blank”>Leia mais.