AVISOS SOBRE EVENTOS METEOROLÓGICOS SEVEROS POR CIDADES E REGIÕES NA INTERNET
Publicado em: Brasília, 26 de janeiro de 2010

Um novo sistema de avisos meteorológicos agrega informações sobre eventos severos às previsões de tempo por cidades disponíveis na página do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) – http://http://www.cptec.inpe.br” target=”_blank”>http://http://www.cptec.inpe.br. Assim, o usuário pode obter de forma rápida e clara as previsões de tempo e, quando for o caso, os avisos de eventos severos para uma determinada região ou cidade.

Os eventos reportados neste sistema de avisos são: chuvas intensas, vento, nevoeiro, baixa umidade do ar, temperaturas baixas, neve, geada, temperaturas altas, queimadas e temporal. O sistema traz as informações (avisos) na forma de mapas com bandas sobre as regiões com previsões de ocorrência de eventos meteorológicos severos. Os mapas estarão disponíveis sempre que houver previsão de pelo menos um dos eventos citados acima.

O sistema também permite atribuir as informações dos avisos para as cidades que estejam localizadas dentro da área onde o aviso meteorológico foi estabelecido. Para visualizar os avisos por cidades, o usuário deve consultar as informações da previsão de tempo para a cidade desejada através da página principal do Cptec/Inpe.

A nova forma de apresentação dos avisos meteorológicos é mais uma iniciativa pioneira do Cptec/Inpe em prol da melhoria na qualidade da previsão de tempo no país.