Notícias

Associação das Indústrias Aeroespaciais tem novo presidente

Publicado em: 04/09/2019 18h20 Última modificação: 04/09/2019 18h20

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, participou da solenidade de posse do novo presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), o coronel engenheiro Júlio Hideo Shidara. O evento aconteceu na última quinta-feira (29.08) no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Em seu discurso de posse, Shidara ressaltou a necessidade de contribuir e atuar fortemente para conquistar o desenvolvimento da Base Industrial Aeroespacial. Segundo ele, um dos grandes desafios da entidade é conscientizar a sociedade sobre a importância em ter uma Base Industrial Aeroespacial forte no País.

O novo presidente foi eleito por unanimidade no dia 19 de julho e desde então vem atuando junto às empresas associadas. Para ele, o objetivo é fazer uma administração participativa, junto com as empresas, de forma a entender as necessidades das associadas.

Shidara também pretende estreitar as relações com o governo e órgãos ligados ao segmento, a fim de colocar em pauta as necessidades comerciais e de investimentos em projetos das empresas brasileiras que atuam nesse mercado. “É preciso mostrar a todos que o segmento aeroespacial está muito mais presente no dia a dia de cada um de nós. Sem satélites, deixaríamos de ter serviços essenciais como telefonia celular, internet, energia elétrica, GPS, previsão meteorológica, voos de aeronaves, apenas para citar alguns exemplos, portanto, é fundamental que o Brasil dê atenção a esse mercado”.

O Presidente da AIAB quer atuar em ações conjuntas com instituições envolvidas com o setor e estar mais próximo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Defesa (MD), AEB, Forças Armadas e outros órgãos, visando alavancar o setor dentro e fora do Brasil. “Vamos fincar a nossa bandeira: Aqui tem espaço!” O novo presidente ressalta ainda que inovação será um marco dessa nova administração.

“Novos tempos estão reservados para a AIAB. Quero plantar sementes diferentes para colher frutos diferentes daqueles que temos colhido até o momento. Quero ousar, fazer coisas pela primeira vez, incentivado pelo conselho do Ministro Marcos Pontes, que diz ser necessário perguntarmo-nos sempre ‘qual foi a última vez que fizemos algo pela primeira vez’? Ele afirma: no que depender da AIAB o segmento aeroespacial estará na pauta de desenvolvimento e de soberania do Brasil.

“Estamos vivendo um momento singular. Essencialmente, os mesmos gestores que levaram o Brasil a ocupar um lugar de destaque no setor aeronáutico estão, agora, à frente da nova governança do Programa Espacial Brasileiro (PEB). De maneira que, se unirmos nossas forças, o setor espacial poderá alcançar o lugar de destaque que merece no cenário mundial, num prazo que vai surpreender muitos países”, ressaltou o novo presidente da AIAB
O novo presidente da AIAB é formado em engenharia eletrônica e também em engenharia de software pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Tem MBA em gestão de processos pela UFF, Comando e Estado-Maior da ECEMAR e Negociação de Contratos Internacionais e Acordos de Compensação – CNEG pelo ILA. A AIAB é a entidade de classe nacional que congrega empresas do setor aeroespacial.

Fundada em 1993, a AIAB teve em seu comando o engenheiro Walter Bartels, que desde 1995 presidiu a entidade. Ele renunciou ao cargo após completar 80 anos. “Suceder um profissional com a biografia do engenheiro Bartels representa uma grande honra e, ao mesmo tempo, um imenso desafio. Ele fez muito pelo setor. Espero também contribuir e atuar fortemente para conquistar o desenvolvimento da nossa Base Industrial Aeroespacial”, afirmou Shidara.

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo