APRESENTADOS NOVOS PROJETOS NO III SEMINÁRIO UNIESPAÇO
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

A Agência Espacial Brasileira promoveu, nos dias 12 e 13 de junho, em São José dos Campos (SP), o III Seminário Programa Uniespaço. Durante o evento foram apresentados projetos para a área espacial desenvolvidos por várias universidades brasileiras.

Professor e coordenador de um grupo de pesquisas da Universidade de Brasília, Carlos Gurgel Veras expôs o Desenvolvimento de um Motor Híbrido, com Empuxo Variável, para foguetes de sondagem; Marcelo Tosin, da Universidade Estadual de Londrina, juntamente com seus colaboradores, pretende desenvolver um Determinador de Atitude de Satélites. Pedro Teixeira Lacava do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), desenvolverá o projeto sobre Controle de Instabilidade de Combustão em Motores Foguete a Propelente Líquido.

Representantes de outras instituições como Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, também, participaram do seminário.

O evento faz parte do Programa Uniespaço que tem como principal objetivo estimular a formação e aperfeiçoamento de núcleos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias espaciais, nas universidades.

Com esse propósito, o Programa lança, periodicamente, anúncios de oportunidades (editais) definindo temas e condições para que as instituições interessadas possam inscrever seus projetos. Cada proposta é, então, avaliada por uma comissão – formada por um integrante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um representante da Academia Brasileira de Ciências, o Comando Geral de Tecnologia Aéro-espacial (CTA), destaca alguém do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) – que fará uma análise técnico-científica de todas as propostas recebidas.

O processo de seleção passa por duas etapas, uma eliminatória e outra classificatória. A execução das propostas é acompanhada por assessores técnicos. Anualmente é realizado um encontro entre os membros da Comissão de Coordenação, Gerência de Programa, Gerentes de Projetos para avaliação de resultados alcançados.