ANTENA DA ESTAÇÃO DE ACESSO DE SALVADOR É EMBARCADA PARA O BRASIL
Publicado em: Brasília, 10 de julho de 2017

A antena de 13 metros de diâmetro da Estação de Acesso de Salvador, que fará parte do sistema de comunicação em banda Ka do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas brasileiro (SGDC), embarcou ontem, quarta-feira, 05/07, da fabricante na China. O embarque da antena ocorreu com mais de um mês de antecedência em relação ao cronograma contratual.

A carga, que pesa mais de 65 toneladas, será distribuída em quatro contêineres para o transporte marítimo. A antena é parte do contrato firmado pela Telebras com a empresa Gilat do Brasil, que fornecerá, no total, três antenas de grande porte e seus sistemas de radiofrequência (RF) instalados, em banda Ka, para o SGDC. A antena chegará ao Brasil no porto de Santos. Em seguida, será entregue na estação de Salvador em meados de agosto, onde será instalada.

Antecipação do cronograma das antenas

As Estações de Acesso do SGDC são fundamentais para as comunicações do satélite com a rede da Telebras. As instalações dos clientes da Telebras serão realizadas na medida em que as Estações de Acesso forem progressivamente entrando em operação, o que possibilitará a antecipação do atendimento às várias regiões do Brasil. Espera-se que todas as Estações de Acesso estejam ativas até o final deste ano.

Antenas de Florianópolis e de Campo Grande já têm data marcada para embarque

As outras duas antenas, de Florianópolis e de Campo Grande, estão em processo final de fabricação na China. As datas de embarque já estão confirmadas para meados de julho e agosto, respectivamente.

Inspeção na China comprovou o sucesso no andamento do projeto

No mês de junho, a reunião de projeto foi realizada na China, onde foi possível verificar o status de fabricação das antenas, a logística, a estratégia de transporte, a instalação e os testes das antenas e de sistemas de RF que compõem cada Estação de Acesso do SGDC. 

Adaptação das Antenas para Comunicação

No total, o SGDC é composto de cinco antenas de grande porte, incluindo as dos Centros de Operações Espaciais (COPE’s) de Brasília e do Rio de Janeiro, que estão operacionais e em processo de adaptação para  também realizarem funções de comunicação. De acordo com o Presidente Interino da Telebras, Jarbas Valente, “estamos satisfeitos com os resultados e com o embarque da antena da Estação de Acesso de Salvador, que já está a caminho do Brasil, conforme planejado. Nossas equipes estão trabalhando ininterruptamente, não apenas para o cumprimento do prazo contratual, mas também visando a sua antecipação, sempre observando os requisitos de segurança e de qualidade dos projetos”, enfatiza Jarbas.

Embarque-7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte e foto: Telebras