ALUNOS SERGIPANOS DESENVOLVEM FOGUETE RECUPERÁVEL
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

Imagine lançar uma carga a 50 metros de altura e recuperá-la sem nenhum dano. Esse foi o experimento desenvolvido por alunos da C. E. General Calazans, em Nossa Senhora das Dolores (SE), apresentado na I Conferência Nacional de Educação Básica, que acontece em Brasília. O evento, que é organizado pelo Ministério da Educação, conta com a participação da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A idéia dos alunos foi desenvolver um foguete com material reciclável que tenha um lançador eletrônico, um módulo de serviço (aonde é alojada a carga) e um compartimento de recuperação, com sistema de pára-quedas.

O Projeto Hermes (homenagem ao semi-deus grego), como foi apelidado o experimento, foi desenvolvido pelo professor de geografia Nilson Santos, baseado no programa de formação continuada para professores do Programa AEB Escola, da AEB. Segundo Santos o material foi importante porque forneceu subsídios para a construção do foguete recuperável. “Recebemos em 2006 um material didático do Programa AEB Escola e a partir daí pudemos aprimorar os projetos que já estávamos desenvolvendo. Foram vários tentativas até chegarmos a esse projeto”, disse.

O AEB Escola envia aos centros de ensino de todo o País, de forma gratuita, um material de apoio desenvolvido para estimular a cultura da observação e da experimentação em sala de aula utilizando os conceitos da Astronáutica (Ciências Espaciais). O objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela área das ciência espaciais e, com isso, desenvolver futuros talentos para o programa espacial brasileiro.

Nessa quinta-feira (17), às 15h, os alunos sergipanos irão lançar o foguete experimental no estacionamento ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O diretor de política espacial e investimentos estratégicos, Himilcon Carvalho, estará presente ao lançamento para explicar mais detalhes do Programa AEB Escola.

Mais informações:

Andréia Araújo
Coordenadora de Comunicação Social
Agência Espacial Brasileira
(61) 3411 – 5049/ 9975-7414