ALUNOS DO COLÉGIO JK VISITAM A AEB
Publicado em: Brasília, 8 de junho de 2009

Na tarde de sexta-feira, 24 de abril, os alunos da 3ª série do Colégio JK, em Brasília, visitaram a Agência Espacial Brasileira (AEB). O passeio teve como objetivo proporcionar aos estudantes um contato efetivo com as ciências espaciais. As crianças assistiram a uma palestra sobre astronomia e astronáutica dada pela professora Lana Nárcia Leite da Silveira, do Programa AEB Escola e aprenderam a construir um foguete usando garrafa pet.
A professora de ciências, Ana Paula Rodrigues Rocha, foi a responsável por acompanhar os alunos. Durante as aulas que ministra ela costuma abordar o tema “astronomia” e viu na visita à AEB uma forma de despertar o interesse da turma e aprofundar o assunto.“Meu intuito era que os alunos saíssem da sala de aula e vissem como é diferente aprender com as pessoas que trabalham nessa área”, disse. Além disso, astronomia é o tema que será desenvolvido por eles na Feira de Ciências e Artes da escola, nesse ano.
Segundo Ana Paula, o assunto desperta o interesse das crianças. “Quando souberam do passeio todos criaram grande expectativa”, observou. O aluno Marco Túlio Ribeiro Faria, oito anos, foi um dos mais participativos. Ele achou interessante aprender sobre foguetes e satélites e gostou de saber que a segunda pessoa a ir ao espaço foi uma mulher.
Para a professora Lana, essas aulas despertam nas crianças o interesse pela ciência e tecnologia. “A imaginação deles é muito fértil. Eles participam, viajam, acompanham tudo que falamos. Passar por essa experiência marca a vida de alguns deles”.