ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DO CURSO PREPARATÓRIO PARA XIV OBA
Publicado em: Brasília, 27 de abril de 2011

Entre os dias 9 e 16 de abril, os alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos participaram do Curso Preparatório para a XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizado nas EMEFs “Profª Adelaide Pedroso Racanello” e “Profª Jandira Lacerda Zanoni”, respectivamente, que contou também com a participação dos alunos da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron”.

Durante o Curso, foi proferida aos alunos, uma palestra dos astrônomos da Universidade de São Paulo (USP), sob a direção de Rafael Miloni Santucci, aluno do Mestrado da Universidade.

No ano passado, o município de Ourinhos obteve 4 medalhas na XIII OBA, conquistadas pelos alunos da Rede Municipal de Educação: Karen Cristina Barbosa, da EMEF “Profª Jandira Lacerda Zanoni” e Michel de Oliveira Rissonio, da EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello”(medalhas de prata); Aline Cristina Freitas e Daiane Maria de Faria, da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron” e Otávio Jordão Alves, da EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello” (medalhas de bronze).

Além das medalhas, os alunos e professores EMEFs e os demais alunos participantes, receberam certificados de participação e o livro “Fascínio do Universo”.

O que é a OBA

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas.

A XIV OBA será realizada no dia 13 de maio (sexta-feira), em todas as escolas previamente cadastradas para participarem e no horário mais conveniente para cada Unidade Escolar.

É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até aos do 3º ano do Ensino Médio. A OBA ocorre dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada no ano letivo correspondente.

A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA, todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores e diretores escolares envolvidos no processo.