Notícias

Agência Espacial participa de formatura de Engenharia e Tecnologia na UFSM

Publicado em: 27/01/2020 19h56 Última modificação: 28/01/2020 10h18

O diretor de Satélites Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB), Paulo Roberto Braga Barros, representou na última sexta-feira (24.01), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o Presidente da AEB, Carlos Moura, na cerimônia de formatura integrada do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Colaram grau formandos de 13 cursos de Engenharia e Tecnologia, incluindo a primeira turma dos cursos de Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Telecomunicações.

O diretor Paulo Barros enfatizou a importância da UFSM, na capacitação de mão de obra de qualidade. Em seu discurso, ele lembrou de ter sido a UFSM a primeira instituição a ser instalada fora das capitais, além de recentemente ter sido selecionada entre as dez universidades do mundo na produção científica.

O reitor da Universidade de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, falou das dificuldades encontradas pelas instituições em razão da redução do orçamento. Já o diretor Paulo Barros  ressaltou também a iniciativa do governo na criação de oito centros de pesquisa aplicada em Inteligência Artificial e o lançamento do Amazonia-1, como também citou os esforços e apoio no desenvolvimento do NanosatC-BR2, que deve entrar em órbita ainda este ano. O segundo CubeSat do Programa formará assim a primeira constelação brasileira de nanossatélites.

No dia 25 de janeiro, o diretor da AEB visitou o Programa NanosatC-Br, iniciativa de desenvolvimento de nanossatélites que realiza experimentos científicos, validação tecnológica e contribui para a formação de recursos humanos no setor espacial. O Programa acontece por meio de uma parceria entre a UFSM e o Centro Regional Sul do INPE (CRCRS). O lançamento do NanaosatC-Br2 está previsto para este ano.

Paulo Barros ainda se reuniu com representantes da Associação Aeroespacial de Santa Maria (AASM) para discutir a utilização do VSB-30 como lançador de nanossatélites.

F9556532-3155-463a-83e8-2da11e4b294e

NanosatC-Br2

O software de bordo da plataforma do NanosatC-Br2 foi desenvolvido por pesquisadores e engenheiros do MCTIC/INPE que já trabalham nesta área (Determinação & Controle de Atitude e Gerenciamento de Dados), com a liderança da Drª Fátima Mattiello Francisco. Eles aproveitaram a experiência dos alunos da pós-graduação do INPE do curso de Engenharia de Sistemas Espaciais (CSE), dos alunos da graduação, egressos da UFSM e a contratação de pequenas empresa nacionais de base tecnológica, no desenvolvimento do NanoSatc-BR1.

Sobre a AEB

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo