AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA PARTICIPA DA SBPC
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

A Agência Espacial Brasileira (AEB) participará da 60º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá em Campinas (SP), no período de 13 a 18 de julho.

O evento que será realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começará no domingo, às 19h, e contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende e do presidente da AEB, Carlos Ganem. A expectativa é de que um público de 10 mil pessoas visitem a SBPC cujo tema será Energia, Ambiente e Tecnologia.

O Ministério da Ciência e Tecnologia ocupará uma área de 1000 m². Dentro desse espaço será montada uma ilha de 140 m² para o Programa Espacial Brasileiro representado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS).

Quem visitar o stand da AEB terá a oportunidade de ver, em primeira mão, a maquete do projeto do Centro de Lançamento de Alcântara (CEA), uma organização de caráter civil que reunirá cinco sítios de lançamento de foguetes, na cidade de Alcântara (MA).

No mesmo local estarão as maquetes do Satélite VLS e do Veículo de Sondagem VSB-30. Um foguete bicombustível desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), com apoio do Programa Uniespaço da AEB e um giroscópio à fibra ótica, feito pelo Instituto de Estudos Avançados (IAE) do Comando Geral de Tecnologia Espacial (CTA), com apoio do Programa Microgravidade da AEB, também poderão ser vistos.

No dia 14, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, abrirá a Expo T&C. Durante todo o dia 17, o Programa de Satélite CBERS será amplamente discutido. O ministro de Estado das Relações Exteriores, Celso Amorim, fará palestra magna, às 10h30 sobre a “Contribuição do Programa CBERS para as Relações Brasil-China”.

À tarde, a partir das 14h30, César Celeste Ghizoni, da empresa Equatorial, abordará o tema “Capacitação da Indústria: O Programa CBERS como Formador de Recursos Humanos na Iniciativa Privada”. Em seguida, das 16h30 às 18h15, José Carlos Neves Epiphanio, do Inpe, falará sobre a “Política de Dados do CBERS: Distintas Visões”.

SBPC Jovem

A AEB participará, também, da SBPC Jovem com a apresentação do Programa AEB Escola. O stand terá quadros explicativos sobre o Programa, atividades experimentais educativas, maquetes de foguetes, satélites e jogos interativos. Serão ministrados três mini-cursos.

No dia 16, às 14h, acontecerá, na Sala 2 da Faculdade de Educação Física, o primeiro mini-curso sobre o tema “o contexto histórico da corrida espacial”. Os participantes poderão ter acesso a um breve histórico do desenvolvimento das atividades espaciais no mundo, como o encontro histórico entre Nikita Kruchov e Richard Nixon (1959), a emocionante órbita dos astronautas da Apollo VIII em torno da Lua, a Corrida Espacial, a Sonda Explorer I (1958), o Satélite Tiros (1960), o Satélite Telstar (1962), a chegada do homem à Lua, a Missão Viking e a Missão Voyager.

Depois da aula teórica, cada participante terá a oportunidade de construir e lançar um foguete feito de garrafa PET de dois litros, papelão e fita adesiva, para que eles possam entender o princípio de funcionamento dos foguetes, assim como a finalidade de suas empenas e coifas.

O segundo mini-curso, acontecerá na parte da tarde, a partir das 14h, na sala 8 da Faculdade de Educação Física e explorará o tema “Satélites e seus sub-sistemas”. Voltado para alunos do ensino fundamental e médio, o curso de 3h de duração apresentará as missões do SCD e do CBERS, além de exemplos de aplicações de satélites nas áreas de astronomia, observação da Terra, comunicações, meteorologia, navegação, busca e localização. Durante a atividade prática, os alunos aprenderão como girar um satélite.

“As imagens de satélite e o monitoramento ambiental” é o tema do terceiro mini-curso que acontecerá no dia 18, às 9h, na sala 2 da Faculdade de Educação Física. O objetivo é mostrar como o sensoriamento remoto é uma importante ferramenta para promover a integração de diferentes componentes curriculares do Ensino Médio: Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática. Essa tecnologia espacial permite uma leitura da realidade física e humana que os mapas usualmente utilizados pelos alunos não é capaz de proporcionar.

Para finalizar, no dia 18, às 9h, João Batista Canalle e Raquel Rodrigues Silva do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro explicarão tudo sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, evento de caráter nacional promovido pela AEB, há onze anos.

SBPC

A SBPC contará com uma vasta programação. Serão 60 conferências, 60 simpósios, 40 mesas-redondas, 4- mini-cursos, 40 encontros, 10 assembléias e algumas sessões especiais, com concursos e entregas de prêmios. Serão apresentados cerca de três mil trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Além do evento principal, acontecem atividades paralelas que acompanham a temática principal como a 15º Jornada Nacional de Iniciação Científica, Concurso Cientistas de Amanhã – Edição 51, Premio José Reis, SBPC Cultural, EXPOT&C – Exposição de Tecnologia e Ciência, Feira do Livro e a SBPC Jovem, voltada para estudantes de ensino básico.

A Reunião Anual conta com ampla participação das universidades e institutos de pesquisa de todo o País, atraindo, sobretudo, o corpo docente e discente das instituições locais de ensino superior, públicas e privadas, envolvendo diferentes órgãos públicos federais, estaduais e municipais.