Notícias

Agência Espacial Brasileira (AEB) realiza ação de enfrentamento à COVID-19 em Alcântara (MA).

Publicado em: 18/05/2020 20h31 Última modificação: 18/05/2020 20h57

Serão entregues mais de seis toneladas de produtos de higiene e limpeza, em parceria com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), realizam desde o sábado (16/05) a Ação Cívico-Social “Quarentena Solidária”. O objetivo é de oferecer apoio para a população alcantarense no enfrentamento à COVID-19.

Já foram entregues, no município de Alcântara, mais de 500 kits de higiene e limpeza às famílias residentes em sete agrovilas – assentamentos agrícolas – criadas por ocasião da instalação do CLA na década de 80. Cada kit entregue, contêm produtos como detergentes, desinfetantes, sabão em pó, sabonetes e álcool 70%. Entre outros itens essenciais na adoção de medidas pessoais de prevenção à doença causada pelo novo Coronavírus. No último sábado (16/05), 131 famílias das agrovilas Espera”, Ponta Seca e Cajueiro receberam as doações. No domingo (17/05) mais 101 famílias foram atendidas com a entrega dos kits nas agrovilas Só Assim e Pepital. As agrovilas Marudá e Peru também serão contempladas

.

Ao todo, serão entregues mais de seis toneladas de produtos de higiene e limpeza, além de cestas básicas. Durante a distribuição, também foram entregues máscaras de proteção individual e informativos com orientações sobre a COVID-19, além da realização de descontaminação das vias públicas de Alcântara. Como parte da ação entre AEB e CLA, a população alcantarense também receberá campanhas de doação de sangue, para o Hemocentro de Pinheiro (MA), município polo da região, e de vacinação contra a Influenza A (H1N1).

É de grande importância a ação porque as comunidades das agrovilas possuem pessoas que passam por dificuldades, ainda mais em um momento como esses. Sabemos que a situação causada pelo novo Coronavírus é complicada e muitas comunidades estão preocupadas. Algumas estão se isolando, adotando medidas para tentar evitar o contágio. Em função disso, muitos trabalhadores e trabalhadoras deixam de ganhar seu pão e acabam tendo dificuldades para ter a sua própria renda”, explica Josenilson Diniz Torres, Presidente da Associação da agrovila  Assim.

Para Elma do Desterro Alves Lemos, liderança da agrovila Pepital, “é uma satisfação muito grande porque a gente aqui da comunidade não possui muita ajuda. Há pessoas que não possuem condições de comprar esses itens e vocês vindo aqui dando essa força, é muito satisfatório. Eu fico muito feliz, muito contente, não só como representante de associação, mas como moradora da comunidade”.

A atuação em conjunto da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o CLA, organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica e integrante do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), foi destacada pelo presidente da AEB, Carlos Augusto Teixeira de Moura.

Em um contexto mundial tão difícil, sobretudo para as comunidades mais carentes e vulneráveis, é fundamental a concentração de esforços das entidades públicas no enfrentamento da COVID-19. Nós da AEB, em conjunto com o CLA e demais organizações militares da Guarnição de Aeronáutica de Alcântara (GUARNAE-AK), nos unimos para tornar essa ação possível junto às comunidades alcantarenses. Agradeço a dedicação e empenho de todos os envolvidos para que tudo ocorresse em um curto espaço de tempo, desde o planejamento até e a execução, de maneira eficiente. Um programa espacial só faz sentido quando transborda em benefícios e vantagens práticas para todos os seus públicos de interesse. E certamente as comunidades de Alcântara são um desses públicos com os quais nos preocupamos em propiciar uma melhoria contínua da qualidade de vida”, disse Carlos Moura

Além do CLA participam da ação cívico-social o Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK), com apoio e suporte logístico, e o Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES AK), com triagens, orientações médicas, aferição de pressão arterial e de temperatura. 

Coordenação de  Comunicação Social

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo