AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA ABRE AS PORTAS DO CVT-ESPACIAL
Publicado em: Brasília, 16 de novembro de 2017

A Agência Espacial Brasileira (AEB) abriu as portas na última segunda-feira (13.11) para a população norte-rio-grandense, do Centro Vocacional Tecnológico, CVT-Espacial. Com a inauguração do CVT, a AEB espera impulsionar o crescimento da área espacial, despertando vocações e preparando futuras gerações para o desenvolvimento do setor, imprescindível para o progresso do País.

A cerimônia de inauguração teve início com a assinatura do termo de cessão de uso de 10 mil m² de área, cedidos pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) para as instalações do centro. Em seguida foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a AEB, CLBI, Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o qual dará início às atividades do centro.

Ao descerrar a placa de inauguração, o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, falou da importância do CVT-Espacial, na criação de mecanismos ágeis e flexíveis para transferir conhecimentos de qualidade à população e aprimorar o ensino profissionalizante. “Temos que ousar, e partir para o processo de interação com a sociedade, ou seja, educar trabalhando e trabalhar educando. A sala de aula não deverá ser mais a única forma de aprender, ela deverá ser assistida pelos meios interativos entre o profissional e o empreendedor que recebe as informações e faz o uso técnico delas”, afirmou o presidente.

DSC_0073

Parceria – Para o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tenente-brigadeiro do ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, a educação é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento do País. “Iniciativas como esta dão suporte ao desenvolvimento. Espero receber muitos frutos do CVT-Espacial em nossos institutos de pesquisas. A parceria com a AEB é fundamental, temos que despir de interesses para investirmos no Estado, cumprir a nossa missão, levando o Brasil ao crescimento”, declarou o brigadeiro Amaral.

De acordo com o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, essa parceria representa um acréscimo significativo para os alunos da rede municipal de ensino e pode despertar em muitos jovens o interesse pela ciência e tecnologia. A Secretária Municipal de Educação, Francisca Henrique, explicou que a meta do projeto é alcançar 624 alunos das escolas municipais num prazo de 18 meses, a partir de 2018. O Campus Parnamirim do IFRN também dará assessoria técnica ao projeto.

Nos próximos dias 23 e 24 de novembro o CVT-Espacial receberá alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Parnamirim. No primeiro dia acontecerá um momento de conscientização e no segundo a aula inaugural. As atividades terão continuidade no início do ano letivo, com a expectativa que o centro receba nos próximos 18 meses alunos do ensino médio, e futuramente universitários que realizarão experimentos e missões espaciais.

Lançamento de foguete

Antes da inauguração foi realizada pelo CLBI o lançamento e rastreio do Foguete de Treinamento Básico (FTB), na Operação Barreira XVIII.  Crianças do Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte acompanharam o lançamento do foguete e também receberam revistas infantis autografadas pelo astronauta Marcos Pontes.

IMG_9559-1-630x420

 

Coordenação de Comunicação Social
Fotos: CCS/AEB
Elias Medeiros