AEB RECEBE ASTRONAUTA EM SÃO LUIZ
Publicado em: Brasília, 25 de novembro de 2008

A Agência Espacial Brasileira AEB receberá o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, na quarta-feira (26), no estande montado na mostra da Amazontech, em São Luiz (MA). A partir das 18h, Pontes visitará a exposição o Programa Espacial Brasileiro, realizada no pavilhão de exposições do Multicenter Sebrae.

Em um estande de 32m², a AEB apresentará ao público visitante réplicas do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e do Veículo de Sondagem Booster (VSB-30). Os foguetes originais deverão ser lançados do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em 2009 e 2011, respectivamente. Uma maquete do Satélite de Coleta de Dados (SCD) também faz parte da mostra.

A empresa brasileira-ucraniana Alcântara Cyclone Space (ACS) participará do evento junto com a AEB. Eles apresentarão, pela primeira vez, no Maranhão, a réplica do foguete ucraniano Cyclone 4, que deverá ser lançado de Alcântara (MA) em 2010. O objetivo da ACS é comercializar a venda de lançamentos de satélites a países interessados. O primeiro lançamento deverá levar um nanosatélite japonês.

Para jovens e crianças, a AEB está preparando mini-oficinas e lançamentos de foguetes feitos com garrafas pet ao longo da exposição, que acontece de hoje (25) a sábado (29), das 14h às 21h. A entrada é franca.

SEMINÁRIO
No dia 27 de novembro, a AEB participará do II Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil e Itália, a ser realizado no Grand Hotel São Luiz. O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de Ciência e Tecnologia (Consecti), discutirá a política espacial e a parceria entre Brasil e Itália.

O presidente da AEB, Carlos Ganem, estará presente ao seminário e debaterá sobre “A pesquisa e o desenvolvimento em Programas Espaciais”, e ainda coordenará a mesa sobre “A Indústria Aeroespacial e seus Impactos no Desenvolvimento Local”.