AEB PARTICIPA DO DOMINGO AÉREO NO DIA 3 DE SETEMBRO
Publicado em: Brasília, 1 de setembro de 2017

A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC) participa no próximo domingo (03.09), no Setor Militar do Aeroporto Internacional de Brasília, (Base Aérea), das 9h às 17h30, do Domingo Aéreo, evento em homenagem aos Dias do Aviador e da Força Aérea Brasileira. O Domingo Aéreo visa divulgar a missão do Comando da Aeronáutica, bem como enaltecer a aviação brasileira, por meio de atividades cívico-sociais, destinadas à sociedade.

A AEB em parceria com o Comando da Aeronáutica e Planetário de Brasília estará presente com um estande, apresentando aos visitantes as maquetes de alguns satélites brasileiros que já foram lançados, como os de Coleta de Dados (SCD), o Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers), o Sistema Espacial para Realização de Pesquisa e Experimentos com Nanossatélites (Serpens),  e o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), esse último, lançado no dia 4 de maio do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

Também estarão no estande a maquete do Veículo Lançador de Microssatélite (VLM-1), foguete destinado ao lançamento de cargas úteis especiais ou microssatélites a 300 km de altitude, previsto para ser lançado em 2019, do Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão; e o Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30), veículo suborbital de produção nacional, certificado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). É utilizado por diversos países entre eles Alemanha e Suécia.

Os visitantes também terão a oportunidade de ver a maquete do satélite Amazônia-1, o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, previsto para ser lançado em 2019.

Várias atividades do Programa AEB Escola serão desenvolvidas, como oficina de construção e lançamento de foguete de garrafa pet, carrinho foguete, além da exposição de Mock ups, réplicas das roupas usadas pelo astronauta Marcos Pontes, na Missão Centenário que o levou à Estação Espacial Internacional.

Já o Comando da Aeronáutica mostrará uma Exposição de Aeronaves, Paraquedismo, Esquadrilha da Fumaça, Brinquedos infláveis e Programação Infantil, Praça de Alimentação, Show Musical, Exposição de equipamentos Militares e Carros Antigos. Classificação indicativa: livre. Entrada franca.

O Domingo Aéreo acontece anualmente e tem como objetivo divulgar a missão do Comando da Aeronáutica, estreitar as relações com a sociedade civil e mostrar à população as atividades exercidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e instituições parceiras.

Coordenação de Comunicação Social – CCS