AEB PARTICIPA DE PROGRAMA EMBAIXADORES DO CLIMA
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

A Agência Espacial Brasileira (AEB) irá apoiar o Programa Embaixadores do Clima- Módulo Escolas, promovido pelo Conselho Britânico. O objetivo desse programa é envolver professores e alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, em atividades educativas sobre mudanças climáticas e preservação ambiental.

A AEB, por meio do programa AEB Escola, irá fornecer material didático, oficinas e apoio técnico nos temas relacionados ao programa espacial.

Ao todo 54 alunos e 18 professores foram selecionados em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Os estudantes têm entre 14 e 18 anos e estão cursando o 1º e o 2º ano do Ensino Médio. Durante os próximos meses os selecionados irão participar de vários mini-cursos bimestrais, sobre o temas: desmatamento, energia, agronegócio, economia e desenvolvimento.

Durante o período de treinamento, as escolas participantes irão elaborar um projeto sobre o tema mudanças climáticas, que deverá ter o valor máximo de R$ 5 mil, ser inovador original e criativo para o colégio, e atender a comunidade que pertence a escola.

A melhor proposta apresentada irá participar de viagens de acordo com os temas. Para o melhor projeto de desmatamento, o prêmio será uma viagem para o Acre para participar de um seminário com serigueiros. Já os projetos que falem sobre Energia, Economia e Desenvolvimento e Agronegocio, os estudantes irão para o Reino Unido visitar instituições ligadas a cada assunto.

Nessa segunda-feira (19/05) acontecerá o primeiro módulo sobre desmatamento, na cidade do Rio de Janeiro. Na próxima quarta-feira (21) e na sexta-feira (23) é a vez dos alunos de São Paulo e Recife , respectivamente.