AEB PARTICIPA DE EVENTO SOBRE ASTRONOMIA NA CINELÂNDIA
Publicado em: Brasília, 30 de julho de 2009

Uma tenda de 450 metros quadrados, montada na Cinelândia, no Rio de Janeiro, apresentará, a partir do dia 4 de agosto, a quem passar por lá várias atividades relacionadas à astronomia. O evento, Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela faz parte da programação da XXVII Reunião da IAU (União Internacional dos Astrônomos) que será realizada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e pela Fundação Planetário do Rio de Janeiro e contará com a participação de diversas instituições de pesquisa e divulgação na área da astronomia.
Serão realizadas exposições, atividades interativas, oficinas, planetários infláveis, palestras de curta duração e observação do Sol por meio de telescópios. A Agência Espacial Brasileira (AEB) participará com um estande de 50 metros quadrados. Maquetes do Veículo Lançador de Satélites (VLS), do foguete VSB-30, do Satélite de Coleta de Dados (SCD), a réplica da roupa usada pelo astronauta Marcos Pontes no espaço, uma exposição sobre os 40 anos da chegada do homem à Lua e o Jaci – robô que demostra a dificuldade do controle de uma sonda no espaço – estarão em exposição. O estande também abrigará uma exposição de cartazes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Computadores estarão disponíveis para que as crianças possam explorar os CDs explicativos desenvolvidos pelo programa AEB Escola. O Programa, criado em 2003, tem como objetivo divulgar o programa espacial brasileiro em escolas do ensino médio e fundamental, contribuindo para despertar nos estudantes a criatividade e o interesse pela ciência e tecnologia, incentivando a vocação de futuros empreendedores, técnicos e pesquisadores no país.
Agência Espacial Brasileira – Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a AEB é uma autarquia federal de natureza civil. A Agência tem como objetivo promover o desenvolvimento das atividades espaciais brasileiras. Entre suas principais atribuições estão propor e executar a Política, o Programa Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais e coordenar o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais.

Serviço:
Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela
Data: 4 a 8 de agosto de 2009
Horário: das 8h30 às 17h30. Sábado: das 10h às 18h
Local: Cinelândia, no Rio de Janeiro