AEB PARTICIPA DE CONFERÊNCIA NA NASA
Publicado em: Brasília, 11 de fevereiro de 2010

A conferência PM Challenge 2010 – Desafio Gerenciamento de Projetos 2010 – coordenada pela Academia de Lideranca em Gerenciamento de Programas, Projetos e Engenharia (APPEL – Academy of Program, Project and Engineering Leadership) da Agência Especial Americana (Nasa), reuniu mais de mil especialistas dos 10 centros, em Galveston, no estado do Texas, entre os dias 9 e 10. O objetivo foi compartilhar as experiências, práticas e métodos de trabalho no desenvolvimento e gerenciamento de projetos espaciais.

Pela primeira vez, desde sua primeira edição, em 2004, a APPEL convidou participantes internacionais, entre os quais a Agência Espacial Brasileira (AEB), representada pelo diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Himilcon de Castro Carvalho.

O Brasil, juntamente com a Índia, apresentou seus métodos de trabalho no gerenciamento de projetos espaciais.”O evento é um bom exemplo de como difundir e apropriar o conhecimento e a experiência dos especialistas para toda e qualquer instituição”, observou Himilcon.

Ao comentar o desafio que a atividade espacial representa para a humanidade, o diretor geral da Agência Espacial Européia, Jean-Jacques Dordain, lembrou que “a exploração humana do espaço é inevitável, justamente porque somos humanos. Explorar faz parte da nossa natureza”.

Os títulos dos painéis e sessões do evento revelam o conjunto de assuntos que contribuem para o sucesso dos empreendimentos da Nasa: engenharia de sistemas espaciais, análise de riscos, formação e gerenciamento de equipes, lições aprendidas, palavras de sabedoria (para novos gerentes), projetos complexos e inovação, entre outros tópicos.

A APPEL é responsável pelo treinamento e capacitação dos futuros gerentes de projetos e programas espaciais da Nasa, promovendo o desenvolvimento profissional e a carreira de seus especialistas. Entre os debates, também se destacaram as negociações para que o Brasil possa enviar técnicos para serem treinados pela Academia.