Ciência e Tecnologia

AEB participa da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017

Publicado em: 23/10/2017 18h25 Última modificação: 19/02/2018 14h44

Com o tema “a Matemática está em tudo”, a Agência Espacial Brasileira (AEB) participa entre os dias 23 e 29 de outubro da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT). A escolha do tema se deu ao fato de que o Brasil, pela primeira vez, será sede de dois grandes eventos este ano e no ano seguinte. São eles: a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos. Ambos formam o Biênio da Matemática 2017-2018.

Em Brasília, a AEB contará com um stand institucional no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e um stand ciência no Planetário de Brasília. A história do Programa Espacial Brasileiro (PEB) e maquetes dos satélites já lançados pelo PEB ficarão disponíveis no stand institucional. Além disso, no auditório 4 do Pavilhão haverá palestras sobre as atividades espaciais no Brasil e no mundo, vida no espaço, veículos espaciais e ainda uma palestra sobre o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado em maio deste ano. No stand ciência, haverá oficinas de montagem de carrinhos robóticos e lançamento de foguetes. As oficinas irão ensinar de forma didática conteúdos sobre satélites, astronomia, veículos, plataformas e aplicações espaciais. O objetivo das atividades é despertar vocações e interesse do público pelo setor espacial.

Os eventos acontecerão em todo o território nacional e todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Para conferir a programação completa em cada estado do país, clique aqui.

SNCT

Estabelecida pelo Decreto de 9 de junho de 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente, sempre no mês de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento tem como objetivo aproximar a Ciência e Tecnologia da população, criando uma linguagem acessível, por meios de palestras, oficinas e ideias inovadoras que estimulem a curiosidade e motivem a sociedade a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Assunto(s):
Voltar para o topo