AEB LIBERA RECURSOS PARA OBRAS NO ACESSO AO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARA (MA)
Publicado em: Brasília, 13 de agosto de 2009

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Ministério da Ciência e Tecnologia liberaram recursos para reparos de infraestrutura na via de acesso do Terminal de Cujupe e na rodovia MA-106, que segue até o município de Alcântara (MA). O ato de assinatura do convênio aconteceu nesta quinta-feira (13.08), na residência da governadora Roseana Sarney, na capital, São Luís. Os recursos financeiros para a execução das obras totalizam R$ 33 milhões. A assinatura contou com a presença do presidente da AEB, Carlos Ganem; do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende; do secretário estadual da Infraestrutura, José Max Pereira Barros; da governadora, Roseana Sarney; do diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Major Brigadeiro Ronaldo Salamone e do diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Nilo Andrade, além de outras autoridades.
A recuperação das estradas irá permitir o deslocamento de equipamentos e componentes para o novo sítio de lançamento da Alcântara Cyclone Space, empresa binacional Brasil-Ucrânia. O presidente da AEB salientou a importância das obras que vão garantir o lançamento do foguete Cyclone 4 em dezembro de 2010. “A oportunidade de estabelecermos parcerias entre o Governo Federal e os estados vai além da atividade espacial. Uma simples estrada poderia inviabilizar o transporte de material até o Centro”, disse Ganem.
Conforme o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, a reconstrução das vias possibilitará ao CLA e ao Brasil entrarem na disputa do mercado mundial de lançamento de foguetes e satélites. O ministro também fez questão de enfatizar a permanência do Centro no estado do Maranhão.
Obras – Serão reformados um trecho de 11 quilômetros que liga o Terminal de Cujupe à rodovia MA-106 e outro trecho de aproximadamente 47 quilômetros na MA-106 que segue até Alcântara. As obras fazem parte do tratado Brasil-Ucrânia para o lançamento do foguete Cyclone-4 a partir do CLA .
A governadora Roseana Sarney agradeceu o repasse dos recursos e se comprometeu a entregar as melhorias a tempo do lançamento do Cyclone 4. Carlos Ganem ainda solicitou à governadora Roseana Sarney um empenho pessoal para que os órgãos estaduais viabilizem a licença ambiental para a instalação da empresa Alcântara Cyclone Space (ACS).

Foguete – Também nesta quinta-feira ocorreu no CLA, em Alcântara, o lançamento do segundo Foguete de Treinamento Básico (FTB). Segundo o presidente da AEB, o lançamento mostra a importância de ter os recursos humanos treinados e procedimentos atualizados em época de operações. O segundo foguete partiu da torre do Centro às 11h21min, com uma velocidade de 4.100 km/h em cinco segundos, atingindo uma atitude de apogeu de 31,3 quilômetros e caindo a 14,5 quilômetros da costa do mar.
Este ano ainda estão programados lançamentos de foguetes de treinamento intermediário (FTI), que consistem em objetos mais pesados e de maior alcance na atmosfera. O FTB pesava cerca 68 quilos e tinha três metros de comprimento.