AEB IRÁ APOIAR PROJETO DE EDUCAÇÃO ESPACIAL EM SERGIPE
Publicado em: Brasília, 14 de agosto de 2008

Baseado no programa da Agência, Sergipe cria um modelo de incentivo aos estudos das ciências espaciais

A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do Programa AEB Escola, irá auxiliar o projeto Espaço&Escola, desenvolvido pela Embrapa Tabulheiros Costeiros e pela RESGEO. O anúncio da parceria foi feito durante a cerimônia de abertura do IV Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (IV GeoNordeste), realizado terça-feira (12/08), em Aracaju (SE).

O Espaço&Escola irá utilizar o material didático produzido pelo Programa AEB Escola, que deverá ser reproduzido pelas secretarias de educação municipais e estaduais de Sergipe que apóiam o projeto. Especialistas da Embrapa e da Universidade Federal de Sergipe ministrarão aulas sobre satélites, sensoriamento remoto e meteorologia. A AEB promoverá a formação de multiplicadores para os temas sobre astronomia e veículos espaciais, de acordo com a concepção do Curso Astronáutica e Ciencias do Espaço do Programa AEB Escola.

O primeiro curso, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro, será ministrado por pesquisadores do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que colaboram com as ações do AEB Escola.

O coordenador executivo da Rede Sergipe de Geotecnologias, um dos idealizadores do Espaço&Escola, Marcos Silva, explica que a proposta é incentivar os educadores a trabalharem com a temática espacial em sala de aula, enriquecendo os conteúdos das diferentes disciplinas. “Queremos aumentar a participação dos estudantes de Sergipe na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica que acontece todos os anos”, explica Marcos Silva.

“Esperamos sensibilizar o Estado e as prefeituras para que o projeto Espaço&Escola seja incluído em seus calendários anuais de promoção da ciência e tecnologia e assim consolidar mais um pólo de disseminação das ações do Programa AEB Escola”, complementa Silva.

Sobre o evento

A gerente do AEB Escola, Ivette Rodrigues, apresentou o Programa AEB Escola durante uma sessão técnica em educação do IV GeoNordeste, realizada ontem. Ela destacou o projeto do foguete recuperável de uma escola do sertão de Sergipe como um exemplo vivo da acertada iniciativa da AEB em investir em um programa de divulgação cientifica como o AEB Escola.

Ivette explicou que conhecer o material didático do Programa AEB Escola foi suficiente para que o Professor Nilson Santos do colégio Estadual General Calazans e seus alunos se motivassem a encarar o desenvolvimento de um projeto que se traduz como exemplo de constante imposição de novos desafios e autosuperação da equipe.

A AEB participa do evento também com uma exposição até a próxima sexta-feira (15/08). Além de cartazes e material explicativo sobre o Programa Espacial Brasileiro e o Programa AEB Escola, o estande da AEB conta também com o apoio do Professor Nilson e seus alunos que estão apresentando o projeto do foguete ao público visitante.