AEB ESCOLA PROMOVE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM CUIABÁ
Publicado em: Brasília, 20 de setembro de 2012

Brasília, 20 de setembro de 2012  – A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do Programa AEB Escola, realizará, entre os dias 24 e 28 de setembro, curso de capacitação de professores em Cuiabá (MT) denominado “Escola do Espaço de Cuiabá”. O evento acontecerá nas dependências da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

São oferecidas 100 vagas que devem ser ocupadas por professores de escolas dos níveis fundamental e médio, como também por professores universitários que ministram aulas para cursos de licenciaturas ligadas às ciências espaciais. O objetivo é capacitar esses profissionais para que difundam e popularizem os conhecimentos adquiridos na “Escola do Espaço de Cuiabá” para seus alunos em sala de aula. “O Programa AEB Escola parte da premissa de que a temática espacial permeia todas as áreas do conhecimento e de que suas aplicações estão presentes no cotidiano dos estudantes, e facilitam a contextualização dos conhecimentos a serem construídos”, explica o coordenador do Programa, Carlos Eduardo Quintanilha.

A capacitação contemplará aspectos teóricos sobre veículos espaciais, tecnologia de satélites, aplicações da área espacial e campanhas de lançamento, além de oficinas e atividades práticas que facilitam a inserção destes temas dentro dos tópicos que são abordados pelos professores durante as aulas. Haverá, também, visita ao Inpe e atividade de observação astronômica.

O curso já foi realizado em Alcântara (MA) e Natal (RN), onde aconteceu nas dependências do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). “Escolhemos Cuiabá devido ao interesse dos parceiros locais. Além disso, há na cidade uma sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e isso faz com que a atividade espacial esteja presente no dia a dia das pessoas”, conta Eduardo.

AEB Escola – Criado em 2003 para levar a temática espacial às salas de aula, o Programa AEB Escola tem como objetivo motivar os estudantes dos ensinos fundamental e médio a se interessarem pela Ciência e Tecnologia, identificar talentos e incentivar a vocação de futuros pesquisadores, técnicos e empreendedores na área. A capacitação de professores é uma das ações do Programa.

Informações: Em função da significativa demanda das instituições parceiras para a realização do curso no estado do Mato Grosso, todas as vagas já foram preenchidas.

Serviço:

Curso: “Escola do Espaço de Cuiabá”

Data: 24 e 28 de setembro

Local: Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)