AEB ESCOLA PROMOVE CAPACITAÇÃO DE MONITORES EM BRASÍLIA
Publicado em: Brasília, 9 de outubro de 2013

Brasília 09 de Outubro de 2013 – Para despertar o interesse tanto do ensino e aprendizado da temática espacial em sala de aula e em eventos de divulgação científica, a Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do programa AEB Escola, realizou nos últimos dias 4 e 5, a segunda edição da Capacitação de Monitores em sua sede em Brasília (DF).

A atividade teve a participação de 32 estudantes da Fundação de Apoio à Pesquisa do Maranhão (Fapema), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e do Clube de Astronomia de Brasília (Casb).

Nos dois dias os estudantes participaram de atividades teóricas e práticas como cursos, palestras e oficinas relacionadas às plataformas espaciais, satélites, veículos espaciais, Astronomia e suas aplicações. “Os monitores foram capacitados para atuarem como instrumentos de divulgação do programa espacial nas escolas e em eventos de todo o país, e ainda serão capazes de estimular o interesse pela pesquisa e pela ciência”, explica o coordenador Programa AEB Escola, Carlos Eduardo Quintanilha.

O professor de Automação Industrial e Eletrônica do IFMA, Romario Santos, diz que apesar da sua experiência na formação de pesquisadores e empreendedores na área espacial sempre existe algo mais para aprender. “Não conhecia o experimento de lançamento de foguete feito de garrafa pet. É bastante didático e com certeza colocarei essa técnica em minhas aulas”, destaca Santos. Em sua opinião, “o curso nos ensina a aplicar a metodologia certa para despertar a curiosidade e o aprendizado do aluno”.

Desde a criação do Programa AEB Escola, em 2003, já foram capacitados mais de 1.100 monitores e professores. A segunda edição do programa teve a participação de três docentes da rede pública do DF. A Oficina Construindo Foguete de garrafa Pet foi orientada pelos professores de Matemática Jaime Antunes e de Física Marcos Silva, ambos de escolas públicas do DF. O professor de Ciências Naturais da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Brito, foi o responsável pela Oficina de Construção do Relógio de Sol.

Os alunos participaram também de palestras que apresentaram as diretrizes dos programas Espacial Brasileiro e AEB Escola, e de oficinas como a do Carrinho Foguete e Desenhando Elipses de várias Excentricidades. Essas atividades foram ministradas por professores e colaboradores que integram o programa.

Além de certificado os monitores foram presenteados com seis plataformas de lançamento de minifoguete de garrafa pet. Uma foi dada para o grupo da Casb e as outras cinco para os representantes do Maranhão. A próxima edição do programa em Brasília está prevista para 2014.

Coordenação de Comunicação Social – AEB