AEB E UNIVERSIDADES DISCUTEM FUTURO DOS CURSOS DE ENGENHARIA AEROESPACIAL
Publicado em: Brasília, 5 de dezembro de 2011

Brasília, 05 de dezembro de 2011  – Com o objetivo de aproximar as universidades que oferecem o curso de Engenharia Aeroespacial da Agência Espacial Brasileira (AEB), será realizado, na quinta-feira (8), o 1º Encontro dos Coordenadores de Cursos de Engenharia Aeroespacial. O evento acontecerá na AEB, onde estarão presentes representantes da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do ABC (UFABC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo Paolo Gessini, um dos responsáveis pelo curso de Engenharia Aeroespacial, recém-criado na UnB, a experiência integrará todas as instituições de ensino brasileiras e órgãos relacionados à engenharia aeroespacial. “É importante sabermos o que cada um faz para o desenvolvimento do programa espacial e expansão da área”, comenta.

A parte da manhã será dedicada à apresentação da estrutura de cada curso, com definição das disciplinas, da infraestrutura, dos laboratórios e do corpo docente, enquanto o período da tarde será dedicado à discussão e elaboração de uma Política Aeroespacial, com estratégias combinadas entre as Universidades, a AEB e outras instituições e empresas. Participará da discussão o Dr. Marco Antônio Raupp, presidente da AEB.

Além disso, será apresentado um panorama geral sobre o potencial nacional da colaboração Brasil-Ucrânia, iniciada pela Universidade de Brasília (UnB) com as universidades ucranianas Dnipropetrovsk National University (DNU) e National Aeroespace University / Kharkiv Aviation Institute (NAU / KhAI).

A abertura será às 9h e a discussão final está prevista para 16h, seguida pelo encerramento.

Cronograma:

9h – Início da reunião na AEB (com abertura dos Professores Manuel Barcelos, Paolo Gessini e membros da AEB).

9h30 – Começo das apresentações dos coordenadores.

12h – Pausa para o almoço.

14h – Reunião com o Presidente da AEB, Dr. Marco Antônio Raupp.

16h – Discussão Final.

17h30 – Encerramento.