AEB E NASA DISCUTEM PROGRAMA INTERNACIONAL DE MONITORAMENTO POR SATÉLITE DE PRECIPITAÇÃO
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

Representantes das Agências Espaciais Brasileira (AEB) e Norte-Americana (NASA) estarão no dia 3 de março em Búzios (RJ) para discutir as próximas ações do Programa GPM (Global Precipitation Measurement). Essa é a terceira reunião bilateral sobre esse assunto.

O GPM é um programa internacional, chefiado pela Nasa e pela Agência Espacial Japonesa (JAXA), que organiza uma rede de informação de satélites sobre o monitoramento global de precipitação. Desde 2004, a AEB gerencia o programa brasileiro GPM-Brasil, que organiza a participação do País nessa rede.

A idéia é que seja criada uma constelação de satélites e de receptores de várias nações para que possam disponibilizar os dados de precipitação global de forma instantânea e com alta definição. Nessa reunião, o Brasil deve definir a formalização da sua entrada no GPM internacional, e ainda, apresentar projetos de desenvolvimento de sensores e do Satélite GPM-Brasil, que deverá ser desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Entre os dias 4 a 6 de março acontece, também em Búzios, o 3º Workshop Internacional sobre validação de Solo. Participam desse encontro aproximadamente 60 representantes agencias espaciais que irão discutir aspectos técnicos para a implantação de um sistema global de informação.