AEB DIVULGA RESULTADO DO PROGRAMA UNIESPAÇO
Publicado em: Brasília, 10 de fevereiro de 2010

A Agência Espacial Brasileira (AEB) divulgou, na segunda-feira, 8 de fevereiro, o resultado do terceiro Anúncio de Oportunidades (AO) do Programa Uniespaço. Dos 59 projetos inscritos, 33 foram aprovados. Estes receberão R$ três milhões nos próximos dois anos para serem desenvolvidos.

Consultores internos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e externos – pesquisadores da área aeroespacial – analisaram todos os projetos levando em consideração sua relevância, competência e capacidade de execução. Os consultores internos analisaram a pertinência do projeto apresentado ao Programa Espacial Brasileiro e os externos, o mérito técnico-cientifico dos projetos.

Os aprovados neste anúncio de oportunidades serão comunicados formalmente pela AEB. Deverão assinar um termo de compromisso e, então, receberão instruções para a utilização dos recursos.

“Veículos Espaciais” é a temática de 17 dos projetos aprovados. Sete são sobre “Controle Embarcado de Satélites Artificiais” e três sobre “Sensoriamento Remoto”. O tópico do restante é “Materiais”. As instituições que mais tiveram projetos aprovados foram o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Estudos Avançado (IEAv).

Uniespaço
Segundo o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB e responsável pelo Programa Uniespaço, Thyrso Villela, “a ideia é engajar as universidades no esforço brasileiro de domínio das tecnologias espaciais”. O Uniespaço foi criado em 1997 e, desde então, integra o setor universitário no desenvolvimento de produtos e processos, análises e estudos de interesse do setor espacial. Seus objetivos são estimular e ampliar a participação de universidades e outras instituições de pesquisa no Pnae; promover projetos de pesquisas a partir de temas selecionados pelo programa, gerando produtos tangíveis e não-tangíveis, podendo incluir o desenvolvimento de protótipos e aprimorar núcleos de pesquisa e desenvolvimento, capacitando-os a executar projetos de maior vulto e complexidade. Nos três anúncios de oportunidade que a AEB já lançou, 44 projetos foram beneficiados.

O Uniespaço publica Anúncios de Oportunidades nos quais são estabelecidos temas e demais condições para encaminhamento de propostas que devem considerar a possibilidade efetiva de aplicação futura. No site da AEB ( http://www.aeb.gov.br/mini.php?secao=uniespaco ) é possível encontrar, dados de como os projetos devem ser apresentados, as portarias e os documentos base do programa.