Notícias

AEB defende candidatura para sediar o maior evento da área espacial

Publicado em: 05/11/2019 17h58 Última modificação: 05/11/2019 17h58

A Agência Espacial Brasileira (AEB) defendeu em Washington DC, capital dos Estados Unidos, no 70º Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), a candidatura do Brasil para sediar o maior evento da área espacial, o IAC. O Rio de Janeiro foi a capital indicada pela AEB como candidata, disputando com Nova Delhi (Índia), Baku (Azerbaijão) e Singapura. Depois de uma semana de apresentações técnicas sobre as candidaturas, Baku foi a cidade escolhida pela Assembleia Geral da Federação Internacional de Astronáutica para sediar o 73º Congresso em 2022.

“Sediar o IAC será sempre uma ótima oportunidade de o país estreitar os laços com outras agências espaciais, empresas e organizações espaciais estrangeiras, além de fortalecer as relações e parcerias já firmadas na área de tecnologia espacial”, afirmou o presidente da AEB, Carlos Moura.

Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério da Defesa (MD), da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de outras entidades parceiras da AEB, foram atendidos todos os critérios do edital de seleção.

Apesar dos esforços empreendidos pela equipe da AEB, durante cerca de nove meses de preparação da documentação exigida, o Brasil não conseguiu conquistar o sonho de sediar o Congresso pela segunda vez. O País já sediou o evento em 2000, no Rio de Janeiro.

O IAC acontece durante uma semana e conta com uma intensa agenda de atividades, quando representantes de diversas agências espaciais do mundo participam de reuniões dos comitês temáticos, das sessões técnicas e dos workshops e discutem o avanço e o progresso do setor espacial no mundo. Em sua 70ª edição, este ano o evento comemorou os 50 anos da chegada do homem à Lua. O Congresso é organizado anualmente pela Federação Internacional de Astronáutica (IAF).

Congresso Internacional de Astronáutica

O IAC é realizado anualmente desde 1950 em diferentes países. O Congresso é uma plataforma global que reúne representantes da comunidade espacial, incluindo chefes de agências espaciais, centros científicos e organizações internacionais, além de cientistas famosos, profissionais do setor privado, jovens pesquisadores e alunos. O Congresso ainda proporciona aos participantes a oportunidade de acompanhar as tendências e inovações na indústria espacial.

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

A59e0d09-7e7c-4747-bf58-107fa064b760

Coordenação de Comunicação Social (CCS)

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo