AEB COMEMORA 19 ANOS DE EXISTÊNCIA
Publicado em: Brasília, 8 de fevereiro de 2013

Brasília, 08 de fevereiro de 2013 – A Agência Espacial Brasileira comemora, em 10 de fevereiro, 19 anos de existência. Criada em 1994, a AEB é responsável por formular, coordenar e executar a política e o Programa Espacial Brasileiro. Autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a AEB tem dado continuidade aos esforços empreendidos pelo governo brasileiro, desde 1961, para promover a autonomia do setor espacial.

Para este ano estão previstas ações importantes para o Programa Espacial Brasileiro. O quarto satélite da série CBERS, o CBERS-3 será lançado. O satélite é importante no monitoramento e na gestão territoriais. O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado em Alcântara (MA), deverá ficar pronto para os lançamentos do VLS e do Cyclone-4. O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, localizado em Parnamirim (RN) também passará por reformas.

A formação de recursos humanos para o Programa Espacial Brasileiro será fortalecida em 2013. “Queremos, por meio do programa Ciências sem Fronteiras, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação levar estudantes brasileiros para se especializarem em países já desenvolvidos na área espacial e, também, trazer especialistas desses países para o Brasil. Dessa forma, um dos grandes gargalos de nosso programa espacial, a falta de mão de obra especializada, começará a ser sanado”, completa o presidente da AEB, José Raimundo Coelho.

“Neste ano de 2013, queremos presentear a Agência Espacial Brasileira com a formação de um quadro próprio e permanente de funcionários, ou seja, estamos trabalhando para que seja aprovado junto ao Congresso Nacional a realização do primeiro concurso público da AEB”, enfatiza o presidente.